Evento que ocorreu nesta segunda (21) e terça-feira (22) apresentou cerca de 18 horas de conteúdo
Chegou ao fim na tarde desta terça-feira (22) a 24ª edição da Conferencia Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol. Organizado pela DATAGRO, os dois dias de evento reuniram mais de 1.300 pessoas e 80 palestrantes no hotel Grand Hyatt, situado na capital paulista.
Entre os palestrantes presentes estavam Alexandre Dal Forno, diretor IoT e 5G da Tim; Plinio Nastari, presidente da DATAGRO; Ernani Judice, CEO da Agrion; José Orive, diretor executivo da ISO; Luiz Gustavo Junqueira, diretor comercial da Usina Alta Mogiana; Luciana Torrezen, gerente de inteligência de mercado da BP Bionergy; Marcelo Morandi, pesquisador da Embrapa; e Mauro Mattoso, chefe do departamento de biocombustíveis do BNDES.
Além disso, marcaram presença autoridades governamentais como o presidente da Câmara, Arthur Lira; os deputados Zé Vitor, Hugo Motta, Marussa Boldrin e Arnaldo Jardim; e o senador Fernando Dueire. O ministro da Agricultura Carlos Fávaro, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas e o vice-presidente Gerando Alckmin mandaram representantes.
Consolidada na agenda do setor sucroenergético, a Conferência apresentou quase 18 horas de conteúdos, que buscaram abordar todos os elos da cadeia produtiva e celebrar os 100 anos do etanol no Brasil.
Entre os principais temas levantados: os novos mercados de etanol (Saf, E-methanol, Biobunker), o papel da bioeletricidade para o equilíbrio do sistema integrado, o papel da Índia no mercado global, os novos padrões de produtividade e sustentabilidade, a utilização de bioinsumos, a incorporação de carbono no solo e o acelerado crescimento do etanol de milho no Brasil.
Ademais, novas projeções para a safra 2024/25 e 2025/26 foram apresentadas pela DATAGRO e pela Organização Internacional do Açúcar (ISO).