ma área de baixa pressão em formação sobre o Paraguai vai avançar para o Sul do Brasil nesta sexta-feira (12/10), causando chuvas fortes entre o Paraná e Santa Catarina até o fim de semana, segundo alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A MetSul Meteorologia informa que as metades oeste e norte do Paraná, o extremo Sul do Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo devem ser as áreas mais atingidas, principalmente com acumulados bastante elevados.
No oeste, noroeste e norte do Paraná, os volumes de chuva devem ficar entre 100 mm e 200 mm, com a possibilidade de ainda mais chuva em pontos isolados próximos à fronteira com o Paraguai.
Também há risco de chuva intensa, com volumes elevados ainda em setores do Estado de São Paulo, especialmente no Oeste, Centro, Sul e o Leste do território paulista no final da sexta e durante o fim de semana.
Apesar de o novo fenômeno não ter possibilidades de evoluir para um ciclone, os acumulados e a chance de granizo levanta preocupações para a Grande São Paulo, que ainda tem 17% dos imóveis sem energia nesta quinta-feira (11/12).