Nos robôs Lely, as vacas são atraídas com a oferta de alimento e recebem o complemento da dieta diária dentro do robô. Foto: Divulgação
22/04/2021
O custo com alimentação corresponde a cerca de 40 a 60% do total da produção de leite, sendo um grande desafio para o produtor manter a eficiência produtiva e econômica da propriedade, principalmente em tempos de alta nos insumos. Em virtude disso, o produtor precisa buscar meios para produzir mais leite com os mesmos recursos, ao mesmo tempo em que almeja controlar os custos da nutrição.
Para atender a essa necessidade da bovinocultura de leite, a Lely, empresa referência no mundo em soluções em automação para a atividade leiteira, desenvolveu o Lely Commodity Feeder, um dispenser de alimentação que permite o fornecimento tanto de alimentos peletizados como não peletizados no robô.
O Commodity Feeder está disponível em todos os novos modelos do Astronaut A5, da Lely, e nos modelos Astronaut A4. O equipamento foi testado em fazendas dos Estados Unidos e da Dinamarca, com resultados muito positivos. No Brasil, a tecnologia foi inserida no ano passado.
“Nos robôs Lely, as vacas são atraídas com essa oferta de alimento e recebem o complemento da dieta diária dentro do robô. O Commodity Feeder permite substituir as tradicionais rações peletizadas de custos mais elevados, por alimentos não peletizados de menor custo, como derivados de aveia, trigo, milho, subprodutos diversos e até mesmo rações formuladas na própria fazenda”, explica o gerente Comercial da Lely no Brasil, João Vicente Pedreira.
Dessa forma, os produtores ficam menos dependentes do alimento processado em pellets, de frete e da flutuação de preços. “A operação do sistema pode ser ajustada de acordo com a porcentagem de matéria seca, do tamanho das partículas e da viscosidade do alimento”, finaliza Pedreira.
Fonte: Assessoria de Imprensa Lely - Attuale Comunicação