A empresa holandesa Lely, fabricante de robôs de ordenha com sede no Brasil em Carambeí (PR), trouxe para o País mais um equipamento que visa trazer economia ao produtor de leite. O Commodity Feeder é um dispositivo alimentador de concentrado que trabalha acoplado ao robô de ordenha Lely Astronaut e permite que as vacas recebam alimentos produzidos na fazenda, enquanto são ordenhas.
O Commodity Feeder permite substituir as tradicionais rações peletizadas de custos mais elevados, por alimentos não peletizados de menor custo, como derivados de aveia, trigo, milho, subprodutos diversos e até mesmo rações formuladas na própria fazenda. Sendo assim, os produtores ficam menos dependentes do alimento processado em pellets, de frete e da flutuação de preços. A operação do sistema pode ser ajustada de acordo com a porcentagem de matéria seca, do tamanho das partículas e da viscosidade do alimento.
Segundo Valquiria Martins Carvalho, do departamento de orientação e suporte de utilização de ordenha robotizada da Lely América Latina, o custo da alimentação é um fator decisivo de sucesso da atividade leiteira e esse recurso permite maior flexbilidade na decisão de compra dos ingredientes. “Pela forma como fazemos o manejo nutricional em sistema de ordenha robotizada, o robô é o lugar ideal para fornecer individualmente aos animais o concentrado que complementa a dieta parcialmente misturada (PMR) da pista de alimentação. Possibilitar que o produtor utilize alimentos concentrados produzidos na fazenda, objetivando menor custo de produção, é uma forma de contribuir com a sustentabilidade e competitividade de seu negócio”, detalha.
“O investimento na automação proporciona uma nova rotina ao trabalho diário, com maior flexibilidade, eficiência e melhor equilíbrio entre trabalho e vida social. Cerca de um terço da rotina de trabalho em uma propriedade leiteira é ocupado por tarefas repetitivas, como a ordenha. Após a transição para o sistema robotizado, oportunidades para focar em outras áreas importantes do negócio são criadas, como a saúde do rebanho, manejo reprodutivo, cria e recria de novilhas, além da convivência com a família”, enumera João Pedreira, gerente de Vendas para o Brasil da Lely.