Digite o que procura
04/03/2020
A Alta, maior empresa de melhoramento genético de bovinos do Brasil, anuncia um investimento de 6 milhões de reais neste ano, para ampliar a capacidade de alojamento dos animais na Central, a estrutura de estocagem e distribuição da Companhia.
De acordo com o Diretor da Alta no Brasil, Heverardo Carvalho, as obras de ampliação devem começar nas próximas semanas, com previsão de entrega até junho neste ano. “Nesta primeira etapa queremos subir nossa capacidade de touros em coleta dos atuais 320, para 392 animais até o final deste ano. Mas, a meta final é chegar em 464 em 2021”, conta.
Segundo ele, os bons resultados da Companhia nos últimos anos e a grande demanda do mercado nacional, reduziram a capacidade ociosa da Central, necessitando aumentar as instalações e alojamento dos touros para coleta do sêmen.
“O mercado de genética bovina está em plena expansão, e os pecuaristas já perceberam que investir em tecnologia é um caminho sem volta. Prova disso, foram os consecutivos recordes de comercialização que a Alta conquistou, que resultaram em um crescimento de mais de 50% nos últimos três anos. Para 2020 continuamos projetando um crescimento de 18%, o que exigirá – além de muito trabalho e dedicação – maior capacidade de alojamento e armazenagem”, acrescenta o Diretor.
Atualmente, a Central tem capacidade para alojar 320 touros,que ficam em piquetes com cerca de 1.200 metros quadrados, com baia e muita sombra natural. A dieta é servida no cocho, 100% balanceada, feita sob medida,com nutrientes que estimulam a boa produção de sêmen.
Construída em formato circular, com o laboratório moderno e a área de coleta no centro, o desenho permite que os touro não tenham que deslocar distâncias maiores que 180 metros na hora de ser coletado. Para o processo de coleta, os touros são mantidos em confinamento durante todo o ano, recebendo manejo de qualidade, que inclui alimentação balanceada e constante assistência de médicos veterinários, que dão atenção especial à saúde reprodutiva.
Carvalho, que está à frente da Alta desde 1996, também destaca que "o investimento trará maior capacidade de expansão para a empresa e resultará em melhor excelência no atendimento dos clientes e parceiros. Queremos entregar cada dia mais qualidade, resultados e agilidade para o mercado, e essa ampliação será importante nesse contexto".
+ Inovação
Desde 2018, a Alta também conta com a exclusiva tecnologia de avaliação celular, que potencializa a precisão da avaliação da qualidade do sêmen congelado.
Denominada de Citometria de Fluxo, o sistema avalia atributos particulares e importantes do espermatozoide, como a viabilidade, motilidade, vigor celular e morfologia espermática, para atestar as características e atributos do sêmen de maneira sistêmica.
Acurácia da análise do sêmen por citometria de fluxo é dezenas de vezes maior quando comparada com outras técnicas, que leem um número menor de células por amostras. No sistema, a leitura é realizada em 10 segundos com até 10 mil células analisadas por amostra.
Outra inovação da Central é a tecnologia Nucleocounter® SP100™, que avalia a concentração de espermatozoides no ejaculado, com uma alta precisão e ótima repetibilidade dos resultados de análises. O equipamento utiliza a leitura do DNA das células coradas por fluorescência e lidas em um microscópio adaptado.
Entre as vantagens da utilização da tecnologia está seu tempo de análise de 45 segundos, acurácia elevada e fácil integração em qualquer ambiente de trabalho.
Fonte: Alfapress Comunicações
Fonte: Alfapress Comunicações