De acordo com o último levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), após o anúncio de reoneração dos combustíveis, ocorrido no dia 27 de fevereiro, o preço da gasolina e do etanol seguem em alta em todo o País. O litro da gasolina fechou os cinco primeiros dias de março a R$ 5,90, valor 7,86% mais caro quando comparado ao último dia 27. Já o etanol foi comercializado a R$ 4,49 no mesmo período, valor 2% mais caro que em fevereiro.
“Mesmo com a redução de 3,93%, também anunciada no dia 27 de fevereiro e válida a partir de 3 de março para a gasolina repassada às refinarias, o cenário é de aumento no preço dos combustíveis. O litro da gasolina aumentou, em média, R$ 0,44 centavos para os motoristas brasileiros e o etanol, R$ 0,08. De acordo com o IPTL, há uma diferença de 21% para a gasolina e de 33% para o etanol, entre os Estados com as médias mais caras e mais baratas do Brasil”, destaca Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.
Ainda na análise dos cinco primeiros dias do mês, entre os Estados e o Distrito Federal, o aumento mais significativo, de 14,74%, e o maior preço médio para a gasolina, de R$ 6,49, foram identificados nos postos do Amazonas. Já o preço médio mais baixo foi encontrado na Paraíba, a R$ 5,42. Para o etanol, o aumento mais expressivo no período foi o de 11,98%, registrado no Piauí, que fechou o início do mês a R$ 4,85. A média mais alta para o combustível foi comercializada no Pará, a R$ 5,12, e a mais baixa, no Mato Grosso, a R$ 3,84.
Entre as regiões, o Sul registrou o maior acréscimo no período para a gasolina, de 8,98%, que fechou a R$ 5,71. Porém, o maior preço médio foi registrado no Norte, a R$ 6,22. A média mais alta para o etanol também foi identificada nos postos de abastecimento do Norte, a R$ 4,64; e a alta mais expressiva no Nordeste, de 2,81%, que fechou a R$ 4,61.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
Fonte: Assessoria de Imprensa Ticket Log - RPMA Comunicação
Fonte: Assessoria de Imprensa Ticket Log - RPMA Comunicação