Digite o que procura
01/02/2023
A partir da safra 23/24, os sojicultores poderão contar com o fungicida Belyan® como um novo aliado no manejo de doenças. Apresentada pela primeira vez no Show Rural Coopavel, que ocorre entre 6 e 10 de fevereiro em Cascavel (PR), a solução da BASF faz parte de um amplo e pioneiro portfólio no segmento de fungicidas, aliando inovação com flexibilidade e sustentabilidade.
Com amplo espectro de controle e alta seletividade, Belyan® é formulado com um ingrediente ativo inovador, chamado Revysol®, que é um dos principais lançamentos da empresa em nível global nos últimos anos. Esta nova molécula é o primeiro Isopropanol-Azol do mercado, projetado para proteger lavouras em diversos tipos de clima ao redor do mundo. Além disso, Belyan® conta com a exclusiva tecnologia Power Flex, capaz de se adaptar a diferentes características dos fungos que atacam a cultura da soja.
Belyan® é indicado para o manejo de doenças como ferrugem asiática, cercóspora e outras manchas foliares. A principal recomendação é para o uso já na primeira aplicação, devido a sua capacidade de atuar sobre um amplo espectro de doenças e ser seletivo para soja.
Conforme ressalta Vitor Bernardes, gerente sênior de Marketing Soja da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF, o compromisso com a inovação se renova a cada safra. “Queremos fortalecer o Legado dos sojicultores brasileiros e por isso investimos mais de 900 milhões de euros por ano em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Para o lançamento de Belyan®, foram anos de estudos e rigorosos testes para desenvolver e registrar um novo ingrediente ativo para aplicação em soja, cultura tão importante para o Brasil e para a BASF”, destaca.
Para um manejo fúngico ainda mais assertivo, a empresa também recomenda Blavity®, para a segunda aplicação na soja. O fungicida, que também será destaque no Show Rural, entrega performance destacada na ferrugem asiática e na mancha alvo, com baixa dose, o que proporciona mais conveniência para o agricultor.
Novas variedades de sementes de soja
A BASF conta com duas marcas de sementes de soja para melhor atender ao agricultor e ao mercado sementeiro: SoyTech® e Credenz®. Em processo contínuo de melhoramento genético e de adaptação às principais regiões produtoras de soja, os destaques da empresa para o Show Rural serão as variedades de Credenz® CZ15B70IPRO, cultivar com ampla adaptação geográfica, sistema radicular agressivo, boa capacidade de engalhamento, CZ15B20I2X, CZ26B47I2X e CZ26B12I2X, ambas com alto potencial de cultivo. Já na linha SoyTech®, as variedades 641 I2x e 541 I2X são dois pré-lançamentos da safra, que estarão disponíveis para os agricultores para plantio na safra 2024/25. As variedades 623 XTD, ST622 IPRO e 580 I2X também são novidades na feira.
Agricultura Digital
Ainda durante a feira, o público poderá conhecer as soluções do xarvio® Digital Farming Solutions, marca global de agricultura digital da BASF. A plataforma xarvio® FIELD MANAGER apoia o agricultor na tomada de decisão mais assertiva para o manejo em cada fase das culturas, desde o pré-plantio à pós-colheita. Os serviços de mapeamento via satélite ou drone oferecem uma série de dados e informações para que os agricultores possam tomar a melhor decisão.
Dentro das soluções ofertadas via drone, o Mapeamento Digital de Plantas Daninhas tem sido responsável por uma economia média de 61% nos insumos utilizados para o controle de plantas daninhas, incluindo herbicida, água para sua diluição, diesel e horas de uso do maquinário.
A tecnologia também pode ajudar o agricultor a otimizar os recursos antes da colheita. “No Paraná, onde o agricultor está realizando a dessecação pré-colheita da soja, conseguimos uma economia média de 30% de recursos utilizando aplicação em taxa variável a partir de mapas de biomassa processados na plataforma FIELD MANAGER”, explica Lucas Putti, coordenador Comercial do xarvio® Digital Farming Solutions. E reforça: “Os mapas de biomassa para dessecação pré-colheita também são destinados à cultura do trigo para oferecer melhor homogeneidade do talhão e menor variabilidade de maturação”.
Fonte: Assessoria de Imprensa BASF - Máquina Cohn & Wolfe
Fonte: Assessoria de Imprensa BASF - Máquina Cohn & Wolfe