A 3ª edição do Beefday - a ciência a favor do campo foi considerada um sucesso de público, organização, com programação de alto nível e networking. O dia de campo confirmou sua vocação científica e prática, mostrando o porquê faz parte do calendário oficial dos pecuaristas, profissionais técnic os e instituições importantes. O evento foi realizado na última quarta-feira, dia 17 de agosto, em Colina-SP, pela APTA Regional de Colina, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o "berço do Boi 777". O Beefday 2022 reuniu: 1,9 mil pessoas, 4 países (além do Brasil), 19 palestrantes, 9 estações técnicas, 40 patrocinadores, 28 estandes e uma área de alimentação com foco em carne de qualidade.
Uma estrutura central com cerca de 1 ha que levou conhecimento e tecnologia aos produtores rurais e profissionais do setor. Segundo os organizadores do evento, o Beefday cresceu muito esse ano, reunindo quase 2 mil pessoas, mas sem perder a qualidade e o foco que é o pecuarista.
A programação técnica deste dia de campo incorporou toda a cadeia de produção pecuária e trouxe para o palco importantes discussões sobre manejo, tecnologia, mercado e escolhas produtivas. O evento teve como destaques: ação imersiva de monitoramento eletrônico, dinâmicas sobre os diferentes tipos de silagem, desossa técnica ao vivo, além de muitas outras experiências. Os participantes também puderam desfrutar de uma boa música com 3 bandas distintas, chopp e muito churrasco.
As palestras mostraram como obter eficiência alimentar no confinamento, a importância do planejamento na recria, o impacto da programação fetal para o desempenho do bezerro, os prejuízos do estresse térmico, as escolhas entre fêmeas jovens e machos diante do mercado exigindo qualidade da carne, o creep-feeding e seus efeitos sobre o bezerro e a vaca, a tendência da RIP (Recria Intensiva a Pasto), os caminhos da sustentabilidade na pecuária e outros assuntos.
O Beefday é uma realização em conjunto do GEPROR (Grupo de Estudos em Produção de Ruminantes) com a APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na APTA Regional Colina/SP, além de parceiros.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo