Digite o que procura
21/03/2023
A ADAMA, companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, promove junto ao CTC, maior centro de tecnologia canavieira do mundo, dias de campo para mostrar aos produtores de cana e usineiros as recentes pesquisas na área de melhoramento genético, biotecnologia e desenvolvimento de variedades transgênicas bem como as biossoluções disponíveis para cana e seus resultados no campo. O primeiro evento ocorreu no Polo de Melhoramento Genético do CTC em Quirinópolis, em 14, 15 e 16 de março. O próximo será no Polo em Piracicaba, em 22 e 23 de março.
Os principais desafios das usinas e produtores de cana atualmente são a redução de custo e o aumento de produtividade e da longevidade do canavial. Entre as principais pragas que trazem dor de cabeça aos canavieiros, está a broca-da-cana (Diatraea saccharalis), praga que pode dizimar todo o canavial se não manejada de forma adequada, e os nematoides, que atacam aproximadamente 70% das áreas de cultivo da cana no Brasil, de acordo com o setor sucroenergético, podendo levar a perdas de produtividade de 10 a 50% das lavouras. Por isso, produtores e usineiros investem fortemente em um sistema de produção eficiente e cada vez mais sustentável.
De acordo com Fábio Carvalho, agrônomo de Desenvolvimento de Mercado da ADAMA, a biotecnologia e o uso de biossoluções para o controle de pragas já são uma realidade nas lavouras canavieiras brasileiras. “Acreditamos que, cada vez mais, o setor sucroenergético pode ser mais sustentável e, para isso, o uso de biológicos aliado à utilização de variedades resistentes e soluções químicas modernas e consagradas, é essencial. Esse manejo integrado, além de impulsionar a produtividade, a qualidade e, consecutivamente, a rentabilidade das lavouras, traz mais sustentabilidade ao negócio”, afirma Carvalho.
Soluções sustentáveis e efetividade
Durante o evento no Polo do CTC em Quirinópolis (GO), por exemplo, os visitantes puderam ver na prática o canavial tratado com as biossoluções da ADAMA, como ExpertGrow, voltado à bioestimulação de plantas, e Protege, fungicida e nematicida microbiológico, nas variedades Bt, materiais desenvolvidos pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), que são resistentes à broca-da-cana.
“Como essas variedades possuem alta tecnologia, estando protegidas do ataque da broca, é certo que elas responderão muito melhor ao uso de novas tecnologias, como os produtos biológicos da ADAMA, que alavancarão a produtividade da cultura ao mesmo tempo em que manterão a sustentabilidade ambiental, já que as canas Bt controlam praticamente 100% das infestações de broca sem a necessidade de utilização de inseticidas químicos. No final, isso se traduzirá em maior rentabilidade e retorno econômico”, destaca Luiz Antônio Dias Paes, Diretor Comercial do CTC.
“Enquanto a cana Bt traz maior eficiência de controle da boca-da-cana, além de menor custo de produção quando comparada com a cana convencional, a adoção de ExpertGrow, biossolução da ADAMA, contribui para alcançar o máximo de desenvolvimento vegetal, já que possibilita o aumento da taxa fotossintética e maior eficiência no uso de nutrientes, incrementando produtividade”, explica Carvalho. Protege, por sua vez, entrega vigor e sanidade ao canavial. “Esta é uma ferramenta importante, que realiza um tratamento efetivo combinando as ações fungicida e nematicida, contribuindo na construção de um ambiente favorável para o desenvolvimento das plantas, proporcionando mais rentabilidade de maneira sustentável”, reforça o engenheiro agrônomo.
Investimentos da ADAMA em biossoluções
Soluções como Protege®, Expert Grow, além de Emerge®, fazem parte dos investimentos da ADAMA no portfólio de biossoluções, que conta com produtos biológicos e de bioestimulação de plantas. A eficiência das biossoluções é reconhecida e a ADAMA acredita na combinação de produtos químicos e biológicos para o melhor manejo das culturas. “Além disso, a companhia trabalha para ter produtos cada vez mais sustentáveis, indo ao encontro das necessidades da agricultura brasileira, ou seja, entregando produtos diferenciados de acordo com o que o produtor precisa e traz como desafios de seu dia a dia”, finaliza Carvalho.
Fonte: Assessoria de Imprensa ADAMA - Connectare Comunicação