Digite o que procura
14/01/2026
O país segue em ritmo de verão, com temperaturas elevadas, pancadas de chuva e regiões do interior ainda sob tempo seco
O calor intenso aliado aos períodos de instabilidade segue em várias regiões do país nesta quarta-feira (14/1). A presença de umidade e as altas temperaturas favorecem pancadas de chuva, principalmente entre a tarde e a noite, enquanto algumas áreas do interior ainda enfrentam tempo mais seco.
No Sul do país, a instabilidade continua mais concentrada no Paraná e em Santa Catarina. Desde cedo, a chuva pode aparecer no litoral catarinense e no norte do Paraná, ganhando intensidade ao longo do dia. Entre a tarde e a noite, aumentam as chances de pancadas mais fortes no norte e no leste paranaense e também na metade leste de Santa Catarina.
No Rio Grande do Sul, mesmo com o afastamento do ciclone extratropical que atuou nos últimos dias, a atmosfera ainda favorece a formação de nuvens carregadas, o que explica a continuidade da chuva nessas áreas.
A previsão da Climatempo indica que o leste e o litoral podem registrar chuva fraca e isolada, influenciados pela umidade do mar, enquanto o restante do Estado segue com sol e calor.
Na Região Sudeste, o boletim aponta que o calor e a umidade mantêm o risco de pancadas de chuva ao longo do dia. Pela madrugada e manhã, chove em pontos do interior de São Paulo e de Minas Gerais. À tarde, a instabilidade se espalha e a chuva pode ganhar força em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Em áreas do leste paulista, sul de Minas e sul do Rio de Janeiro, a atenção fica para volumes mais elevados. As rajadas de vento podem acompanhar as pancadas, especialmente em áreas do litoral.
No Centro-Oeste, a manhã começa com mais aberturas de sol em Mato Grosso do Sul e Goiás. Em Mato Grosso, a chuva já aparece em alguns pontos desde cedo, principalmente no oeste e no norte do estado. Durante a tarde, segundo a Climatempo, as pancadas se espalham e podem ocorrer com moderada a forte intensidade em Mato Grosso e em grande parte de Goiás, enquanto em Mato Grosso do Sul a chuva é mais irregular. O calor segue predominando, com máximas próximas dos 30°C.
Na região Norte, a chuva continua presente, embora de forma irregular. Amazonas, Acre, Rondônia e Pará seguem com pancadas que podem variar de moderadas a fortes. Há possibilidade de chuva mais intensa em áreas do noroeste do Amazonas, leste do Pará e norte do Tocantins.
A Zona de Convergência Intertropical mantém a instabilidade no norte do Amapá e no noroeste do Pará. Em partes do interior de Roraima, o tempo fica mais aberto, mas o calor e a sensação de abafamento persistem.
O Nordeste apresenta contraste entre o litoral e o interior. Ao longo da faixa leste, conforme o boletim, os ventos úmidos do oceano mantêm a nebulosidade e favorecem pancadas de chuva, com maior destaque entre o litoral da Bahia e o de Pernambuco.
Também há previsão de chuva mais frequente entre Sergipe e Pernambuco. No Maranhão, a instabilidade é mais persistente, com risco de chuva forte e até temporais em algumas áreas, influenciada por núcleos de instabilidade que avançam do Norte do país.
No litoral norte da região, incluindo trechos do Ceará, a chuva ocorre de forma isolada. Já no interior da região, o tempo segue firme, com calor intenso e umidade do ar baixa durante a tarde, principalmente no norte e noroeste da Bahia, sul do Piauí, Maranhão e áreas do interior de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Izabel Gimenez
Fonte: Globo Rural