A Agro-Pecuária CFM comercializou 831 reprodutores Nelore CEIP em seus dois leilões deste ano (Megaleilão, em agosto; e Leilão Virtual, em outubro). Considerando também as vendas na fazenda, o volume total de touros comercializados superou as 1.000 cabeças. Durante os dois leilões, que somaram o faturamento de R$ 25 milhões, foram atendidos mais de 100 criadores de 12 estados. São eles: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Roraima, Amazonas, Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
O Leilão Virtual CFM realizado em outubro vendeu 329 reprodutores Nelore CEIP por média superior a R$ 15 mil. O Megaleilão, em agosto, comercializou 502 touros pela média de R$ 20 mil.
“Esse excelente resultado comprova a confiança dos pecuaristas na qualidade da genética CFM. Eles levaram para suas fazendas reprodutores jovens prontos para o trabalho a campo e para a produção de bezerros que vão se destacar em ganho de peso, precocidade e qualidade de carcaça”, assinala Tamires Miranda Neto, gerente de pecuária da CFM.
Todos os reprodutores Nelore CFM têm CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), documento que comprova a superioridade genética dos touros. São autorizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para emissão de CEIP apenas programas de melhoramento profissionais, previamente aprovados.
“A genética CFM é selecionada para características de valor econômico, incluindo fertilidade, precocidade sexual, ganho de peso e musculosidade. São os atributos necessários para contribuir para o aumento da produtividade da pecuária brasileira, objetivando fornecer carne de qualidade para atender às necessidades crescentes do mercado, inclusive internacional”, explica Tamires Neto.
Iniciado na década de 1980, o programa de melhoramento genético da CFM já produziu mais de 45 mil reprodutores Nelore CEIP, destinados a todos os estados brasileiros e ao Paraguai. Outro dado que mostra a confiança dos pecuaristas é o elevado índice de fidelidade. “60% dos nossos touros são adquiridos por criadores que já experimentaram nossa genética e voltaram às compras. E isso ocorre porque a CFM realmente entrega o que promete”, diz Neto.