O Azospirillum é uma bactéria promotora de crescimento de grande importância na agricultura. Este inoculante pode auxiliar no desenvolvimento de plantas, na redução dos danos causados por estresses abióticos, além de proporcionar aumentos significativos em produtividade do milho.
O Professor e Pesquisador em fisiologia de produção Evandro Fagan explica a relação entre a bactéria e a planta:
“O Azospirillum, cepa Az39, tem efeitos muito importantes nas plantas. Existe entre a planta e a bactéria uma espécie de barganha. A planta fornece energia e o local adequado para sobrevivência da bactéria, enquanto a bactéria utiliza de alguns artifícios para melhorar o crescimento e desenvolvimento destas plantas.”
O professor também complementa que a bactéria quando aplicada via tratamento de sementes ou sulco de plantio coloniza o sistema radicular da planta e que a partir daí ela começa a induzir a produção de certos hormônios, principalmente a auxina. Este hormônio é o responsável por formar as raízes da planta, promovendo um sistema radicular mais vigoroso e plantas com uma estrutura vegetativa melhor e mais desenvolvida.
Uma outra forma eficaz de uso desta bactéria é através da pulverização foliar. Os metabólitos da bactéria são absorvidos pelas folhas e fazem a reprogramação da planta. Eles estimulam a produção de hormônios promotores de crescimento como a auxina, citocinina e giberelina, aumentando a capacidade fotossintética e otimizando a produção de enzimas antioxidantes para a redução do estresse na planta.
A Cepa Az39 possui genoma sequenciado, permitindo estudos mais aprofundados acerca de sua capacidade em produzir metabólitos. Além disso, apresenta consistência de resultados agronômicos. A Lallemand Plant Care é a primeira empresa no Brasil a disponibilizar esta cepa para o mercado de biológicos.
Fonte: Assessoria de Imprensa Lallemand Plant Care