O evento que acontece no IB-APTA conta com o maior cafezal urbano do Brasil.
13/04/2023
Café e São Paulo tem uma profunda ligação. A megalópole, que ostenta o título de cidade mais desenvolvida do País, deve muito aos produtores de café, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Julio Junqueira, no início da reunião realizada ontem, 10 de abril, na sede da Pasta, com o objetivo de definir o formato do evento que marca o início da colheita de café no Estado de São Paulo.
Ficou decidido que O Sabor da Colheita será realizado no dia 27 de maio, sábado. O Instituto Biológico (IB-APTA), em parceria com a Nestlé, abrirá as portas para a população vivenciar a experiência de colher os grãos maduros do cafezal, que é considerado o maior do mundo, localizado em área urbana.
“Esse é um evento emblemático, pois todo paulista nasce com um pé no cafezal. O café é a cultura mais nobre que temos no Estado de São Paulo”, comentou Junqueira, lembrando que a comunidade aguarda com ansiedade esse momento para conhecer o cafezal do Biológico.
O evento, que está em sua 16ª edição, é parte das comemorações do Dia Nacional do Café, celebrado no dia 24 de maio. Nesta data, haverá um encontro técnico envolvendo pesquisadores dos Institutos de Pesquisa que têm projetos relacionados om o café, técnicos das coordenadorias de Assistência Técnica Integral (CATI) e de Defesa Agropecuária; produtores rurais, representantes da Nestlé e de entidades do setor, para trocar experiências e discutir perspectivas para o setor.
Participaram do encontro, os coordenadores de Relações Institucionais, José Luiz Fontes, da Assessoria Técnica, Alberto Amorim e da Comunicação, Nara Guimarães, a vice-diretora do Instituto Biológico, Nayte Vitiello, a pesquisadora responsável pelo projeto Cafezal, Harumi Hojo, a gerente sênior de Relações Públicas da Nestlé, Noelle Rocha e a gerente executiva ESG Café e Bebidas da Nestlé, Taissara Martins.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo