Digite o que procura
23/07/2019
Por Redação
Os preparativos estão, a cada dia, mais intensos. O CITEC (Centro de Inovações Tecnológicas CanaMix), um estande inédito e grandioso que está sendo preparado pelo Grupo AgroBrasil, ganhou novas empresas parceiras e se prepara para ser uma das maiores atrações da Fenasucro & Agrocana, a feira mais importante em tecnologia para a cana-de-açúcar do planeta, programada para o período de 20 a 23 de agosto no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho-SP.
Num só local, estarão reunidos os últimos lançamentos em produtos e serviços para o setor, shows artísticos, do humorista Roberto Edson (Chico Lorota), do mágico Kadu, dos cantores Zé Matiles e Cristiano Matilles e do Grupo Todos Nós, além do tradicional Network CanaMix, com porco no rolete, que, há dez anos, era realizado na Fazenda São Geraldo. Palestras sobre diversos temas relacionados ao setor sucroenergético vão complementar a programação.
O CITEC terá 1.500 metros quadrados. Uma estrutura pensada para o máximo conforto dos visitantes. Além do espaço amplo de exposição das marcas, um carrinho elétrico, com seis lugares, vai buscar e levar visitantes ao estacionamento da feira.
Cervejaria Kepler
Quem estiver no CITEC poderá experimental o delicioso chope artesanal da Cervejaria Kepler. Localizada em Dumont-SP, a empresa oferece cervejas e chopes para eventos ou estabelecimentos, fazendo toda a instalação dos equipamentos.
A Kepler nasceu da paixão do seu grande mestre cervejeiro, Jean Carlo. Após muitas pesquisas e estudos, ele chegou às melhores fórmulas e decidiu começar a produção, apresentando produtos artesanais de altíssima qualidade e aprovação.
Engenho Coronel
A empresa destaca, no CITEC, dois produtos: a cachaça 5 anos tonel de carvalho e o licor de rapadura Coronel.
A primeira é envelhecida por três anos em tonéis de carvalho que já foram usados por mais de cinco anos. Após este tempo, é transferida para tonéis de carvalho com dois anos de uso, onde envelhece por mais 18 meses. Depois, é novamente transferida, para tonéis de carvalho novos, onde fica por seis meses, finalizando o ciclo de cinco anos de envelhecimento.
Esta troca entre tonéis de diferentes tempos de uso faz com que a Cachaça Coronel 5 anos não fique com toque amadeirado muito intenso. O resultado é um produto leve e agradável.
Já o licor de rapadura Coronel é uma combinação de cachaça envelhecida em tonéis de jequitibá com rapadura. A bebida, licorosa, é bem suave, podendo ser servida pura ou com gelo. Nesse caso, pode ser adicionado limão em rodelas ou espremido, criando um drink prático, rápido de fazer e muito saboroso.
Lisboa Doces
Para o CITEC, a empresa traz irresistíveis doces portugueses. São, também, dois tipos: pastel de Belém e quindim.
Pedacinho da Canastra
Uma incrível variedade de queijos artesanais brasileiros premiados, charcutaria, doces mineiros, azeites gourmet, molhos de pimenta, geleias, entre outras delícias, está em exposição.
Pista de test drive Suzuki
Os visitantes do CITEC podem fazer o test drive do carro de trabalho escolhido pelo setor sucroenergético: o Jimny 4x4 movido a etanol. Para isso, a empresa preparou uma pista exclusiva para isso.
Além de todas essas atrações, os visitantes concorrem a prêmios oferecidos pelos expositores. Confira o que vem por aí no CITEC.
Network CanaMix
O momento em que se pode fazer negócios em um ambiente descontraído chegou, em 2018, à décima edição. Agora em 2019, pela primeira vez, o evento, um dos mais tradicionais do setor sucroenergético nacional, será em espaço interno da Fenasucro, dentro do CITEC.
Ao som de boa música e com comida saborosa, como porco no rolete, costela de chão, arroz, feijão gordo, mandioca e saladas variadas, o Network CanaMix representa a oportunidade para que empresas parceiras promovam seus produtos e serviços.
Durante toda a divulgação prévia e no dia do evento, os patrocinadores são lembrados em posts nas redes sociais, e-mails marketing, no Portal CanaMix (canamix.com.br), em faixas, banners, exibições no telão, entre várias outras mídias do leque de possibilidades oferecido pelo Grupo AgroBrasil. É quando as empresas aproveitam a presença de profissionais da área para fazer contatos estratégicos.
Neste ano, o Network está marcado para 21 de agosto, quarta-feira, das 18h às 22h, com as seguintes atrações:
Show da Família Matiles
O talento unido ao prazer de cantar fez com que o projeto se tornasse um sucesso, oferecendo ao público diversão e emoção nas músicas interpretadas por Zé Matiles e Cristiano Matilles.
Zé apresenta o show “Tributo ao José Rico”, homenageando um dos maiores ícones do sertanejo brasileiro. Com mais de 40 anos de estrada, já marcou presença praticamente em todo o país, dividindo o palco com grandes nomes da música sertaneja, como Trio Parada Dura, Roberta Miranda, João Mineiro e Marciano, Sérgio Reis, entre outros.
Já Cristiano tem 30 anos de carreira e apresenta um stand-up musical, reunindo músicas cômicas, como dos Mamonas Assassinas; sucessos de Elvis Presley e Bon Jovi, clássicos da música nacional, além das canções mais marcantes do mundo pop e da cultura nerd (geek).
Além do Network, os dois estarão presentes no CITEC durante todos os dias da feira.
Cristiano Matilles e Zé Matiles
Kadu Ilusionista
Com habilidades indiscutíveis, combina tecnologia com truques da mente, envolvendo o público com efeitos audiovisuais que complementam a arte do ilusionismo.
Tem viajado por todo o Brasil levando suas experiências para os mais variados eventos e empresas. Todas as informações de suas apresentações são transmitidas com base em estudos psicológicos, da tecnologia e da mágica. A condução bem-humorada cativa a audiência e cria um ambiente propício para o aproveitamento do conteúdo.
Seu espetáculo foi premiado em 2015 no Festival de Mágicos do Brasil, como o show mais interativo do país, e, em 2017, seu projeto corporativo de Palestra Show recebeu o prêmio Top Golden Business, entregue pela Revista Vida e Negócio.
Em 2018, se tornou membro da Conanve, um dos maiores bancos de palestrantes do Brasil, e, agora em 2019, promete revolucionar o mercado, trazendo um astronauta para o Network CanaMix e para estandes na Fenasucro: um personagem totalmente hi-tech com tablet, leds e incríveis efeitos visuais.
Kadu é outro que estará presente no CITEC todos os dias da Fenasucro.
Quer contratá-lo para uma apresentação no seu estande durante a Fenasucro & Agrocana? Fale com o Grupo AgroBrasil ou ligue diretamente pra ele. O telefone é: (17) 99102-9038.
Kadu Ilusionista
Roberto Edson - Chico Lorota
Há 24 anos na estrada, Roberto Edson já se apresentou por diversas cidades do país. É constantemente convidado a participar de campanhas publicitárias, emprestando sua imagem e voz para a divulgação de produtos, além de projetos com parcerias, como palestras bem-humoradas, que trabalham humor no mercado de trabalho. Neste ano, lançou uma proposta ousada: tirar da sua própria biografia, da sua vivência e trajetória, instantes de humor.
Durante o Network CanaMix, Roberto vai apresentar o espetáculo “Acunticido”, uma coletânea do repertório que o personagem Chico Lorota incorporou ao longo de sua existência. A proposta é expor, de forma descontraída, relatos vivenciados no dia a dia do meio rural e algumas releituras de piadas.
Como um bom contador de causos, ele jura que é tudo verdade e pronuncia, ao final de cada um, a palavra que virou bordão e que dá nome ao show: “Acunticido”.
Para saber mais, acesse o site do artista (https://www.robertoedson.com.br) e do personagem (www.chicolorota.com.br). E caso queira contratá-lo para alguma apresentação no estande da sua empresa durante a Fenasucro & Agrocana, basta entrar em contato com o Grupo AgroBrasil ou com o próprio artista, pelo telefone: (16) 99994-5254.
Roberto Edson
Grupo Todos Nós
Composto por Akemi Okamoto, Isa Toyota, Eunice Mizutani e Pedro Mizutani, campeões Paulista e Brasileiro de Karaokê, o grupo nasceu em 2008, com o ideal de difundir a cultura japonesa por meio da música e da dança.
Coleciona diversas apresentações no interior de São Paulo, na capital e em outros estados, como Bahia, Goiás, Santa Catarina, Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.
A principal característica é um show interativo com o público, permitindo que este cante e dance, participando ativamente junto com os componentes do grupo. Isso explica o nome “Grupo Todos Nós”.
Grupo Todos Nós
Empresas
Várias empresas já confirmaram parceria com o Grupo AgroBrasil e a presença no CITEC. Confira uma prévia do que elas estão preparando para o público visitante.
Braclean
A BraClean trabalha com produtos automotivos premium, é homologada por montadoras, fornecedora oficial da Porsche Cup e mantém uma linha assinada pelo ex-piloto de Fórmula 1 Wilson Fittipaldi Jr.
A marca busca produtos de alta qualidade, ecologicamente corretos e que reduzam processos e custos de manutenção para toda a frota de linha leve, pesada e máquinas agrícolas. No setor sucroenergético, fornece para usinas do Grupo Balbo, além de Santa Fé, SJC Bionergia, São José da Estiva, entre outras.
A empresa tem uma gama de mais de 50 produtos, dos quais quatro considerados revolucionários e voltados ao agronegócio. São eles:
- Aditivo de radiador inovador BraClean Coolant, especialmente formulado para altas temperaturas, biodegradável, analisado e aprovado nas normas ABNT e ASTM. Tem grande redução de custo em relação aos concorrentes e aguenta em torno de 30% a mais de temperatura, protegendo o sistema por mais tempo que os produtos atuais.
- Desincrustante, para limpeza geral externa pesada e radiadores sem remover da máquina.
- Desengraxante multiuso, para limpeza geral de peças, serpentinas, sistemas pneumáticos, pisos e azulejos de oficinas.
- Odorizador de ambientes, para dar bom cheiro e remover todo tipo de mau odor.
Carus
A Carus Corporation, fundada em 1915, fornece soluções para uma variedade de problemas industriais e ambientais. A ênfase em pesquisa e desenvolvimento contínuo, bem como no suporte técnico e no atendimento ao cliente, alinhou a empresa como líder mundial em tecnologias de permanganato, manganês, oxidação, catalisadores e misto de fosfato. As linhas de produtos são usadas em aplicações municipais e industriais para água, ar e remediação.
O SucrOx™, um auxílio de processamento, é uma nova tecnologia para melhorar o desempenho das usinas nas indústrias relacionadas a cana-de-açúcar e etanol. A adição de SucrOx à cana colhida entrando para processamento e à extração do caldo de açúcar resulta em redução de custos e aumento de produção, devido à funcionabilidade da usina e pureza do caldo extraído.
A Carus Corporation, com sede nos EUA, e a Prosugar Indústria e Comércio S. A, no Brasil, estão firmando uma parceria para trazer o SucrOx para a indústria nacional. A parceria permitirá o fornecimento de um alto nível de conhecimento técnico para um melhor desempenho geral da usina.
O que é o SucrOx?
É uma mistura à base de permanganato em um líquido conveniente e facilmente bombeável. É uma forma estável de oxigênio energizado e, quando usada, essa energia e oxigênio são liberados, obtendo importantes pontos finais de purificação, limpeza, desodorização e descoloração.
Além de ser mais fácil e seguro de manusear, o SucrOx tem algumas propriedades únicas quando comparado a outros oxidantes (como cloro, dióxido de cloro, peróxido de hidrogênio). É um oxidante um tanto seletivo. O SucrOx reage com compostos insaturados (ligações duplas e triplas). Não com compostos saturados (metano, propano, butano, glicose, frutose, sacarose, etc).
Também reage muito rapidamente com sulfuretos, mercaptanos, sulfuretos de hidrogênio e compostos fenólicos. O subproduto da reação para o SucrOx é o dióxido de manganês. Esta é uma partícula muito fina. A área de superfície e carga da partícula de dióxido de manganês atua como um auxiliar coagulante. Isso, muitas vezes, aumenta a coagulação/floculação dentro do processo de clarificação, reduzindo os custos com produtos químicos e melhorando os resultados de clarificação.
Compact Car
Especializada em veículos movidos a energia limpa, a Compact Car trabalha com locação de veículos elétricos e conta com ampla frota disponível para atender às necessidades dos clientes com rapidez e qualidade, em todo território nacional. Com conceitos modernos em relação à sustentabilidade, também comercializa veículos elétricos, peças e acessórios, além de prestar serviços de manutenção e customização.
Representante oficial no Brasil da marca Club Car, possui uma linha completa de veículos novos disponíveis para venda, além de estoque regulador com mais de 2 mil itens entre peças e acessórios a pronta-entrega.
Com equipe dinâmica, dividida por setores de atendimento, oferece consultoria personalizada. Sua frota de locação é composta por veículos novos e periodicamente revisados, atendendo a planos de curto, médio e longo prazos. A oficina tem equipamentos de alta tecnologia, facilitando o diagnóstico e reparo dos veículos, além de bases móveis para prestar serviço em todas as regiões do país.
A meta da empresa é buscar a liderança do mercado de transportes especiais – que não emitem poluentes – e atuar com ética, profissionalismo e respeito ao meio ambiente, crescendo por meio da satisfação dos usuários e da excelência dos serviços.
Fulguris
Fabricante das tradicionais baterias Fulguris, a Newpower é uma empresa 100% nacional dedicada exclusivamente à produção de baterias especiais de alta tecnologia. Inserida em um setor estratégico e disputado por multinacionais durante anos, a marca Fulguris cresceu no mercado impondo um legado de qualidade e excelência através de seus produtos e serviços. Ao longo dos 58 anos de história, conquistou a confiança dos clientes, sendo hoje líder de vendas em baterias industriais, contando com cerca de 70% de participação do mercado nacional.
As aplicações das Baterias Fulguris estão em diversas áreas, como tração e movimentação de cargas, aplicações militares, sinalização náutica, controle aeroportuário, metrô-ferroviárias, sistema de informatização bancária, sistemas de telecomunicação, UPS e No-Breaks, sistemas de emergência, sistemas fotovoltaicos e automotiva, sendo esta última lançada no mercado em 2016, retomando as origens da Fulguris.
A Newpower iniciou suas atividades em 1961, através da visão empreendedora de um homem que sempre esteve à frente de sua época, com o sonho de fundar uma empresa brasileira fabricante de baterias automotivas. Na década de 70, na medida em que o mercado de baterias automotivas crescia e tornava-se cada vez mais competitivo, e visualizando no segmento de baterias industriais uma nova oportunidade de crescimento, a fábrica migrou toda a produção para a linha de baterias tracionárias, já utilizando a moderna tecnologia de placas tubulares, que em pouco tempo conquistaram este mercado.
Nos anos 90, acompanhando de perto novas tendências, incorporou novas tecnologias em seu portfólio de produtos, como as estacionárias AGM/VRLA e Gel.
Com uma visão de responsabilidade ambiental e sustentabilidade, foi criada a unidade de reciclagem de baterias usadas e de recuperação de chumbo e de plástico, tornando-se um diferencial respeitado e reconhecido pelo mercado com certificado ISO 14001.
Em 2011, a empresa teve nova expansão e investimento, levando-a a participar de um seleto grupo de 6 fábricas no mundo com tecnologia de ponta e certificação em fabricação de baterias de submarino, tornando-se um dos maiores complexos produtivos de baterias industriais da América Latina, com mais de 140.000 m².
Em 2016, com o lançamento da linha de baterias automotivas, produzindo toda linha leve e pesada, obteve grande sucesso no mercado, em especial em usinas sucroalcooleiras, onde as baterias Fulguris superaram as expectativas de performance e durabilidade em campo, em um ambiente onde a exigência da bateria é levada a níveis extremos, confirmando a qualidade e supremacia destas.
Também houve a utilização das baterias AGM/VRLA na áreas de vivência nas usinas, adequando o sistema de energia solar ao uso das baterias corretas para a aplicação, corrigindo um problema de performance destes sistemas.
A Fulguris vem participar na FENASUCRO & AGROCANA 2019 por acreditar que o ramo sucroalcooleiro é um mercado consolidado e que vem crescendo ano a ano, onde a qualidade dos equipamentos é mais que uma exigência, mas uma consequência deste sucesso que alavanca nosso país!
GTS do Brasil
A empresa vai expor, no CITEC e em estande próprio, soluções para sistematização e manejo de solo. A Planner 710 Canavieira, já consolidada no mercado, realiza trabalhos na abertura de canais de vinhaça, construção de estradas e nivelamento do solo. Os clientes poderão ver o equipamento e sanar dúvidas com a equipe comercial presente no evento.
A GTS levará, ainda, uma grande novidade para setor sucroenergético: um novo modelo de Terrus, o DCM, projeto desenvolvido para a descompactação de solo dos canaviais.
A GTS do Brasil é 100% brasileira e está sediada em Lages, Santa Catarina. Nasceu no ano 2000 a partir de um projeto de construção de plataformas para colheita de milho em espaçamento reduzido. Com o decorrer do tempo, incrementou o número de produtos, atendendo, hoje, à linha de colheita, com plataformas para corte de cereais, plataformas para colheita de milho, carretas multiuso, graneleiras, descompactadores, plainas niveladoras, entre outros.
HCI
A HCI consolidou-se como distribuidor de tubos, flanges, conexões e válvulas. Atua da concepção até a obra final, apresentando alternativas comerciais de acordo com as características, estratégias e desafios dos clientes e seus projetos.
É referência no mercado pela amplitude na oferta de produtos e serviços; fornecimento do estoque e/ou de representadas no Brasil, Europa e Ásia, cujo relacionamento já é de 30 anos; propiciando cumprir prazos e preços acordados e atendendo a emergências inesperadas; inteligência do negócio focada em acompanhar os vários segmentos e projetos; além de experiência em desenhar soluções específicas de cada cliente/projeto, oferecendo atendimento individual.
O grupo tem três unidades de negócios: a HCI Conexões Industriais, a HCI Europe e a Global Valves.
Com 70 mil toneladas de produtos em estoque, a HCI Conexões Industriais tem um centro de distribuição em Guarulhos-SP, dividido em dois galpões: um deles de 12 mil metros quadrados e outro de 20 mil, ambos a menos de 10 quilômetros do Aeroporto internacional de Guarulhos e a 100 do Porto de Santos.
São 81 mil itens no sistema, sendo 15 mil a pronta-entrega. A equipe, altamente especializada, conta com 75 colaboradores, prontos a atender às necessidades técnicas e comerciais dos clientes.
A HCI Europe, com sede em Portugal, disponibiliza ao mercado mundial serviços de Procurement, Logística, Logística Internacional, Diligenciamento, Soluções de Engenharia e Produtos Especiais. Equipe experiente em logística, envolvendo movimentação de produtos acabados e semiacabados entre fábricas localizadas em diferentes continentes, e de gestão de leis e incentivos em países com benefícios de entradas e saídas provisórias de bens, isentas de impostos ou taxas.
Já a Global Valves é a mais nova unidade do Grupo HCI. Comercializa válvulas industriais de bloqueio e atuadas on-off, dos tipos Gaveta, Globo, Retenção, Esfera e Borboleta e válvulas especiais sob demanda, nos materiais Aço Carbono, Aço Inoxidável, Aço Liga, Ligas de Bronze e Ferro, disponíveis em todos os diâmetros, classes de pressão e normas de construção.
INTACTA
Tecnologia, inovação e produtividade
Weber Francisco Capozzi
Diretor da empresa
O mundo corporativo vem discutindo exaustivamente a questão da produtividade. Via de regra, o alvo principal vem recaindo sobre o departamento de custos, com repercussão direta na manutenção, insumos, custos fixos, etc. Pressionados pelos asiáticos, países desenvolvidos de economia aberta partiram para as soluções criativas e incomuns na eterna busca pelos baixos custos e, consequentemente, pela competitividade.
Por esse motivo, algumas instituições de alto nível – universidades e grandes conglomerados empresarias – envolvem-se cada vez mais, revelando, com isso, uma necessidade imperativa no desenvolvimento de novas ações sobre a economia moderna e a produtividade. Tal tema tem sido tratado com extrema atenção e com grande valor estratégico, pois define o sucesso ou não das organizações ocidentais frente aos desafios encontrados em relação à concorrência desleal (taxa de câmbio, mão de obra subsidiada, incentivos estatais, ausência de leis trabalhistas, proteção de patentes, etc).
Alguns dos assuntos que vêm demandando muita atenção desses organismos têm sido a qualidade da comunicação e os produtos ou serviços inequivocamente inovadores. Para que se obtenha pleno êxito na comunicação de qualidade e assim revertê-la em produtividade, são necessários alguns cuidados e pré-requisitos: a resiliência dos interlocutores, maturidade, discernimento, flexibilidade e a recursividade.
E no campo da inovação tecnológica, os indicadores são ainda mais intangíveis. Até bem pouco tempo, a medida da inovação de um produto ou serviço era o seu sucesso comercial, ou seja, a medida da inovação vinha após os investimentos realizados. Dessa forma, não era possível garantir que os investimentos em recursos humanos, fluxo de capitais e de tempo, empregados em diversos projetos, tivessem sucesso inexorável.
Atualmente, já se pode prever se tais alocações de recursos serão revertidas em sucesso ou em fracasso, trazendo, com isso, valor às novas ideias que emergem a todo instante. Uma brilhante tese de mestrado de um engenheiro elétrico da Escola Politécnica da USP, Ruy Santo, e seu orientador, Marcelo Massarani – dos quais fui aluno –, consegue medir com precisão, através da “linguagem” da engenharia, produtos e serviços inovadores que, até então, não eram possíveis.
Verifica-se, ao lançar mão dessas ferramentas especiais, que as novas discussões sobre produtividade não se restringem apenas e tão somente aos departamentos de compras, planejamento, manutenção ou custos, mas também à criatividade e à maior de todas as habilidades humana: a inteligência. Para que seja possível uma perfeita compreensão dos novos elementos de medição da produtividade, faz-se necessário compreender a diferença fundamental entre preço e valor.
Valor se mede na relação direta entre desempenho sobre preço, ou seja, qual é o desempenho que um equipamento ou um serviço cumprem sobre o seu preço. Ao observarmos o setor sucroenergético, percebemos uma vertente clara no sentido do aprimoramento ou aperfeiçoamento que difere da inovação.
O aperfeiçoamento é uma etapa de um mesmo produto ou serviço, ao passo que a inovação é um novo momento e uma nova proposta do produto ou serviço. Contudo, ao analisarmos dois exemplos com cuidado, será possível a observação clara da diferença entre o aperfeiçoamento e a inovação. A moenda de cana-de-açúcar permanece sem grandes mudanças há mais de cem anos, mas com alguns aperfeiçoamentos.
Enquanto os fabricantes de rolamentos os aperfeiçoam, as empresas brasileiras, com destaque para as usinas, usando tecnologia inovadora de reaproveitamento, os reutilizam, com ganhos econômicos expressivos, mantendo as mesmas exigências de qualidade originais. A reutilização com segurança tecnológica possibilitou que o mercado açucareiro deixasse de substituir, em cinco anos, em torno de 3.000 rolamentos de grande porte (acima de 200 mm de furo).
Ao realizar uma análise do ciclo de vida de um rolamento de grande porte, pode-se notar uma economia substancial de energia (95%) no seu reaproveitamento de um rolamento em relação a um rolamento novo. Igualmente, nota-se uma economia de 90% de massa, além de 98% de água, 100% de emissão de CO2, 99% de economia em rejeitos entre outras. Portanto, ao realizarmos uma análise dos números citados sobre as funções da engenharia no processo de recuperação e reutilização de rolamentos, percebemos uma clara e inequívoca sinalização de uma tecnologia inovadora.
Com uma economia em torno de trinta milhões de reais em reposição de rolamentos novos, pode-se concluir que a produtividade alcançada de maneira pouco usual tem sido objeto da aplicação correta da tecnologia inovadora, motivada pelos conceitos de sustentabilidade, preservação do capital e, consequentemente, dos recursos naturais. Manutenção inteligente: uma oportunidade de lucros.
Grupo MECAT Inovações Tecnológicas
Além de expor em um estande no CITEC, a MECAT estará presente na Fenasucro também com estande próprio (Rua D, estande 23). A empresa aproveitará a maior feira de tecnologia sucroenergética do mundo, a Fenasucro, para lançar uma grande novidade, que será revelada durante o evento.
Com isso, a empresa, que se faz presente nas principais feiras do setor sucroenergético há mais de duas décadas, mantém duas das principais características de sua trajetória: inovação e expansão. Fundada pelo italiano Attilio Turchetti em 1983, seis anos após sua chegada ao Brasil, a empresa, que nasceu em Abadia de Goiás-GO, começou o processo de ampliação em 1995, inaugurando a MECAT Service, em Bebedouro-SP, com departamentos de Relacionamento Industrial, Testes e Start-up, Supervisão Operacional Corporativa e Assistência Técnica. Três anos depois, surgiu a MECAT USA, em Orlando, Flórida.
Em 2006, já atento à exigência mundial de uma interatividade cada vez maior com seus clientes, Turchetti inaugurou o CNC – Comando Numérico Computadorizado, sistema que permite o controle de máquinas, confeccionando peças complexas de grande precisão. Essa conquista promoveu uma mudança radical nos processos industriais, agilizando as linhas de montagens e tornando-as mais flexíveis.
Seguindo seu perfil de aperfeiçoamento contínuo, nesse mesmo ano foi criado o próprio laboratório de Análises Físicas, o Laboratório Fabio Turchetti, para identificar os sólidos na entrada dos equipamentos e analisar os micro sólidos na saída do processo de micro separação. Através da análise operacional dos equipamentos instalados e da pesquisa de campo com equipamentos pilotos, em colaboração com Laboratório de Física, a MECAT vislumbrou vários setores de aplicação da própria tecnologia. O projeto deu tão certo que, em 2017, foi fundado também o Laboratório de Física MECAT Filtrações Industriais na matriz, em Abadia de Goiás. No ano passado, a empresa iniciou representação comercial em Bangkok, Tailândia.
Toda essa percepção de mercado é um dos resultados da disposição em estar sempre em meio aos grandes inovadores do mundo, o que faz a empresa colecionar reconhecimentos. Entre outras várias conquistas, a empresa recebeu, em 1997, o Troféu Mérito Empreendedor (FIEG, FECOMERCIO, FACIEG, ACIEG, FAEG). Em 2004, o Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica, etapa nacional. Em 2007, o Prêmio FINEP Centro-Oeste, na categoria Inventor Inovador. E em 2015, o Certificado de Destaque Ambiental, que atesta o compromisso das empresas com o desenvolvimento sustentável e boas práticas ambientais.
Investimento em patrimônio tecnológico e moral. Essa é a filosofia de 35 anos do Grupo MECAT.
Grupo MECAT. Tecnologias do Brasil para o mundo!
Mitsubishi
A Mitsubishi Motors levará seu portfólio de veículos que trazem alta tecnologia, robustez e confiabilidade, tanto para o trabalho no campo, como no lazer com a família. Uma equipe completa de especialistas estará à disposição dos visitantes, que poderão adquirir com condições especiais feitas exclusivamente para a Fenasucro & Agrocana.
Uma linha completa de picapes para todos os tipos de uso. Assim é a família L200 Triton Sport, que conta com cinco versões, cada uma com uma identidade própria e o DNA 4x4 da Mitsubishi, sinônimo de força e resistência. A L200 Triton Sport une o melhor dos dois mundos: a força, robustez e capacidade de carga para as mais diversas situações, com o conforto, tecnologia e conectividade, essenciais para o dia a dia. A versão HPE, que estará em exposição na feira, vem com rodas diamantadas de 16”, grade e faróis Dark Chrome, que estão integrados com o visual da parte dianteira. O sistema multimídia também é equipado com Android Auto e Apple Car Play, que permite uma conexão rápida e fácil com os principais smartphones do mercado.
A combinação perfeita entre estilo, luxo, tecnologia e o genuíno DNA 4x4. Muito mais do que um SUV, o Pajero Sport carrega um nome de peso com a tradição vitoriosa da Mitsubishi Motors dentro e fora das competições. É oferecido em versão única, com sete lugares, teto solar, o mais avançado sistema 4x4 com o Super Select II e equipado com o moderno motor MIVEC 2.4L turbo diesel, em alumínio, com 190cv e 43,9 kgf.m de torque. São 16 válvulas, DOHC, DI-D com turbocompressor e injeção direta, que se traduz em uma excelente eficiência energética com aceleração vigorosa e todo torque disponível a baixas rotações do motor, aliado a transmissão automática de oito velocidades.
O Mitsubishi ASX é a combinação perfeita do 4x4 com a versatilidade. O motor bicombustível e todas as praticidades e comodidades para o dia a dia fortalecem ainda mais sua personalidade exclusiva. Equipado com motor MIVEC Flex 2.0L, o ASX tem 170 cv e 23 kgf.m de torque quando abastecido com etanol. Graças ao sistema de partida a frio com QuickStart System sem reservatório, apresenta baixos níveis de emissão de poluentes. O design inteligente permite ao modelo ser compacto por fora sem comprometer o bem-estar a bordo. E ele é prático em todos os momentos: as versões AWD são equipadas com diversos itens que facilitam o dia a dia, como sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, botão Start & Stop, que permite o acionamento do motor com apenas um toque, sistema keyless com sensor de aproximação e espelho retrovisor externo retrátil, que é acionado automaticamente quando o veículo é travado.
ORCA
Um oceano de soluções. Orcas são animais fortes, resistentes e que inspiram respeito, as mesmas características que a ORCA Industrial visa oferecer ao mercado. Com um parque tecnológico em Barrinha-SP, é especializada em montagens mecânicas, fabricação de equipamentos/caldeiraria e locação de guindastes até 220 toneladas.
Içar, montar, fabricar e estruturar são algumas das atividades rotineiras da empresa, que preza pelo profissionalismo e compromisso com os clientes. Atenção total e garantia de serviços de alta qualidade dentro dos prazos estabelecidos são prioridades.
A caldeiraria é capacitada para a fabricação de ampla diversidade de equipamentos industriais e estruturada com ferramentas e equipamentos de última geração, que resultam em qualidade superior e custos altamente competitivos.
Além da precisão e cuidado na produção e em serviços, há a preocupação com o respeito a normas de preservação do meio ambiente e com a segurança do trabalho. As equipes são constantemente treinadas e aprimoradas em seus processos, coordenados e supervisionados de perto por especialistas, o que garante a excelência na execução.
Sicoob
O Sicoob, maior sistema financeiro cooperativo do país, é outro que estará presente de 20 a 23 de agosto na Fenasucro, maior feira mundial do setor sucroenergético, no estande do CITEC.
Atualmente, o Sicoob é um dos maiores grupos financeiros em patrimônio líquido e possui o desenvolvimento socioeconômico sustentável como um dos pilares do cooperativismo. O sistema tem 4,4 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
A rede de atendimento Sicoob é a quinta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,9 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, entre outras soluções financeiras.
Venha conhecer mais sobre as condições diferenciadas do Sicoob.
Sicoob, Faça Parte!
SUPERBAC
A SUPERBAC participará da 27ª edição do Fenasucro & Agrocana 2019 – Feira Internacional da Bioenergia. O evento, que acontece entre os dias 20 a 23 de agosto de 2019 em Sertãozinho, São Paulo, é um dos maiores do setor de bioenergia do País e deve reunir importantes players deste mercado.
A SUPERBAC levará para a feira a sua linha de fertilizantes, reconhecida no mercado por garantir maior produtividade, melhora na qualidade das plantas e o aumento da rentabilidade das safras. No estande da marca, os produtores da região, cuja cultura mais significativa é a da cana-de-açúcar, poderão conhecer o ORGANFÓS, um dos principais produtos do portfólio da empresa e perfeito para o cultivo da cana. Ele é produzido por um processo tecnológico capaz de potencializar os seus benefícios e ainda conta com uma matéria-prima de alta qualidade e micro granulada que garante uma melhor distribuição pelo solo, alavanca a produtividade das culturas perenes e temporárias, nutre a planta e ainda recupera a fertilidade do solo. “Estamos constantemente elaborando pesquisas na área e nossa principal missão é levar ao produtor rural fertilizantes que de fato melhorem o solo e gerem grãos de maior qualidade”, comenta Fabrício Drumond, vice-presidente da companhia (foto).
O Fenasucro & Agrocana 2019 é um evento voltado para as indústrias de açúcar, etanol e bioenergia, que reúne profissionais e empresas dos setores agrícola, como o de componentes industriais, transporte e logística e equipamentos e processos industriais. Dentre os visitantes e compradores que comparecem à feira, 60% têm a intenção de fazer networking, 57% querem conhecer novas empresas e produtos e 40% buscam mais conhecimento técnico. Em 2018, o encontro recebeu mais de 39 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 4 bilhões em negócios. “Participar de um evento como esse é uma ótima oportunidade para a SUPERBAC apresentar os seus produtos e resultados para os produtores que estão em busca das soluções mais inovadoras do agronegócio na atualidade”, reitera Drumond.
Suzuki
Os mais novos modelos de Jimny, jipe compacto da Suzuki, serão o destaque da empresa no Centro de Inovações Tecnológicas. Aliando alta tecnologia com praticidade, o carro conquista clientes nas mais diversas regiões do Brasil.
A seguir, você confere dois depoimentos: de Sergio Paschoal Jr, da Agrícola Paraíso, em São Sebastião do Paraíso-MG, e de Luiz Arnaldo Faria Nitsch, consultor de empresas para as usinas Trapiche e Sirinhaém (Permambuco) e Serra Grande (Alagoas).
“Optamos pela aquisição dos veículos da Suzuki porque, além do excelente atendimento do pessoal da agência Suzuki Premium de Ribeirão Preto-SP, as características do Jimny nos surpreenderam bastante. Um veículo com carroceria sobre chassi, tração 4x4, motor com baixo consumo de combustível e três anos de garantia sem limite de quilometragem.
Ele veio para substituir os veículos que estavam no apoio de nossa operação. Nota-se, ainda, que o pequeno Jimny está enfrentando muito bem nosso dia a dia, nos dando acesso a áreas que os veículos anteriores não conseguiam, pela falta de altura ou da tração 4x4.
Por se tratar de um veículo robusto, esperamos diminuir consideravelmente o risco de acidentes na área rural e, com garantia estendida, reduzir muito nosso custo de manutenção preventiva e, principalmente, corretiva.”
Sergio Paschoal Jr
Agrícola Paraíso – São Sebastião do Paraíso-MG
“Quando foi necessário, em usinas pernambucanas, substituir antigos jipes, não tivemos dúvida em recomendar os Jimny. Além do preço atrativo, a performance do ‘jipinho’ japonês era surpreendente, principalmente no "inverno nordestino", caracterizado por chuvas periódicas, gerando muita lama e erosões nas estradas internas das usinas, cujo perfil de topografia é muito hostil, com subidas e descidas íngremes. Devido a sua curta distância entre eixos, se for necessária uma manobra de retorno, ela é perfeitamente possível, o que não acontece com veículos maiores, que têm de retornar de ré, até encontrar um trecho mais largo.
Como o pessoal de campo, fiscais, coordenadores, administradores, etc, trabalham sozinhos, ou, no máximo, com um passageiro, o conforto do veículo é bem razoável, potencializado pelo seu excelente sistema de ar condicionado, imprescindível no clima nordestino. Os ângulos de entrada e saída são excelentes, superando ‘degraus’, barreiras, bastante difíceis, como toda operação ‘off-road’. Em tempos chuvosos, então, a complicação é exponencial.
Uma grande sacada da Suzuki é a caraterística de se poder acionar a tração do eixo dianteiro direcional, ao simples toque de uma tecla. Direção hidráulica e vidros elétricos, ao lado do ar condicionado, são ‘luxos’ muito elogiados pelos usuários, que não havia antes. Por fim, um motor econômico aliado a uma mecânica simples, fácil de se manter, também agrada, porque as revisões preventivas e corretivas são rápidas, permitindo o veículo voltar rapidamente ao trabalho. Já temos utilitários beirando os 300.000 km, sem nenhum problema grave em motores, transmissões e eixos.”
Luiz Arnaldo Faria Nitsch
Usinas Trapiche e Sirinhaém-PE e Usina Serra Grande-AL
Truck Machine
A empresa vai apresentar o sistema de monitoramento de pressão e temperatura, desenvolvido para monitorar individualmente a pressão e a temperatura dos pneus. Os sensores são acoplados nas válvulas dos pneus e enviam todas as informações via rádio frequência para o monitor fixado no interior da cabine.
Os padrões de pressão e temperatura são predefinidos de acordo com cada caminhão/máquina. Caso haja alguma avaria ou vazamento de ar, o operador é advertido imediatamente por avisos sonoros e visuais, que não cessam até a normalização das condições.
Como isso, os objetivos são:
O sistema garante os seguintes diferenciais:
Programação de palestras do CITEC:
Terça-feira (20/08)
16h – Montadora HPE
Mitsubishi: linha de produtos / Suzuki: Jimny 4x4
Renato S. Pereira – Gerente de Planejamento Estratégico
Quarta-feira (21/08)
14h – Fulguris
O futuro da energia
José Carlos Fragalle – Supervisor Técnico Estacionária
15h – GMEC
A análise de óleo lubrificantes como instrumento de manutenção preditiva e redução de CRM.
Dário Wilian Sodré – diretor D2G Consultoria Empresarial
16h - Braclean
Apresentação da marca e de produtos Braclean
Bruno Priszculnik - diretor
Limpeza e proteção de serpentinas e sistema pneumático na prevenção de acidentes
Edson Aguila - consultor
17h – GTS do Brasil
Sistematização de solo
Assis Strasser (presidente) e André Rocha Ferreira (representante comercial – SP)
18h – Grupo AgroBrasil
O agronegócio sistêmico e a comunicação integral
Marcelo Dias – consultor
20h – Show do Grupo Todos Nós
Pedro Mizutani
Quinta-feira (22/08)
10h30 - GEGIS
10h30 - Escopo completo de serviços em geradores e motores
Gilson da Mata - Empresa: TGM WEG – Energy
11h15 - Controle bacteriano: perdas pela contaminação e ganhos com um tratamento eficaz.
Higor Santos - Empresa: Química Real
12h - Ganhos na eficiência industrial com redução nas impurezas, mineral e vegetal.
Márcia Justino Rossini Mutton – Professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus de Jaboticabal
14h – Intacta
A inovação quebra velhos paradigmas na manutenção, gerando economia e desenvolvimento
Weber Capozzi – diretor
15h – Carus Corporation
Tecnologia SucrOx
Roberto Maia – diretor da Prosugar e distribuidora da Carus
16h – GERHAI
Usina de alta performance e a conquista dos resultados financeiros
Debatedores:
Fernando Gomes Perry – diretor financeiro Grupo Farias
Luiz Gustavo Junqueira Figueiredo – diretor comercial e administrativo da Usina Alta Mogiana
Moderador: José Darciso Rui (foto) – diretor executivo GERHAI
17h30 – Usina Cevasa
Planejamento estratégico para resultados
Luiz Paulo Sant’Anna – diretor geral
18h30 – MECAT
Reúso de águas industriais
Attilio Turchetti – Presidente do Grupo MECAT
Fonte: Da redação