Digite o que procura
29/09/2021
A Associação Brasileira dos Revendedores de Combustíveis Independentes e Livres (AbriLivre) realiza na quinta-feira (30/9) a campanha Combustível Transparente, que visa conscientizar o consumidor de que o posto não é o vilão pelos preços elevados dos combustíveis.
O movimento acontecerá no Posto Super 9, localizado na rua Professor Daher Cutait, 40, Bela Vista, zona central de São Paulo, e deve começar às 11 horas, com distribuição de senhas no local para quem quiser abastecer nas bombas de abastecimento exclusivas da ação. Para atender o maior número de consumidores paulistanos, o dono do posto doou à AbriLivre 4 mil litros de gasolina comum para a realização da campanha Combustível Transparente. Com o objetivo de presentear o maior número de consumidores da capital paulista, será concedido automóveis o direito de abastecer até 10 litros ao preço de R﹩ 0,40 o litro. Este valor é referente à margem média do lucro bruto dos postos, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). "Quarenta centavos é a margem bruta média do posto - diferença do preço pago pelo dono de posto a uma distribuidora e o preço de venda praticado ao consumidor. Com esses R﹩ 0,40 por litro, o posto paga seus funcionários, o aluguel, os tributos, as taxas ambientais e de fiscalização, luz, água e todos os demais custos operacionais. Além disso, no final do mês, tem que torcer para conseguir levar algum dinheiro para a sua casa. A grande maioria dos postos brasileiros não chega a vender 200 mil litros por mês", enfatizou Rodrigo Zingales, diretor executivo da AbriLivre.
São esperados cerca de 400 veículos abastecidos durante a campanha e será aceito apenas pagamento em dinheiro. O cliente que optar por abastecer nas bombas exclusivas da campanha, terá uma senha. Será permitida uma senha por veículo. De acordo com Rodrigo, o objetivo da ação é mostrar ao consumidor que os postos não são os vilões do preço alto dos combustíveis e que muitas medidas precisam ser realizadas pelo Governo para garantir preços mais baixos e justos aos consumidores. "Estamos fazendo esta ação para mostrar ao consumidor que os revendedores de combustíveis não são os vilões dos preços altos e que esses valores exorbitantes prejudicam tanto o consumidor quanto os próprios postos. Isso porque as margens brutas dos postos estão cada vez menores em razão da concentração existente no mercado de distribuição, dos contratos de exclusividade, da proibição de compra direta do produtor, imposta pela ANP, além da tutela à bandeira e da política de preços da Petrobras", disse Zingales.
O empresário André Marra, proprietário do posto onde acontecerá a ação, esclarece que o lucro do posto não é fixo pois varia de acordo com o valor comprado a cada dia. "Como o meu posto é bandeira branca, ou seja, não temos contrato de exclusividade com nenhuma distribuidora, a margem de lucro depende do valor que eu pago no combustível, que pode variar a cada dia. A margem pode ser, no dia da ação, por exemplo, de 50 centavos ou 35 centavos ", destacou.
O representante da AbriLivre ainda destacou o interesse da associação em promover mais vezes a campanha, levando mais informações e conscientização os consumidores. "Gostaríamos de replicar essa ação com maior regularidade em outros postos de SP e do Brasil, mas para isso precisaremos de donos de postos ou fornecedores de combustíveis dispostos a doar o combustível comercializado. No caso desta campanha, o proprietário do posto é um dos nossos associados e acredita nas bandeiras defendidas pela AbriLivre e em nosso país. Ele doou do seu próprio bolso o valor dos 4 mil litros vendidos ao preço médio da margem bruta de um posto, segundo avaliação da ANP", finalizou.
Fonte: Assessoria de Imprensa LAM COMUNICAÇÃO
Fonte: Assessoria de Imprensa LAM COMUNICAÇÃO