Alimentação balanceada, com consumo de nutrientes de qualidade é essencial na manutenção da qualidade de vida de qualquer ser humano. Afinal, somos o que comemos, então por que na criação de animais isso seria diferente? Pensando nisso, é certo afirmar que o investimento em nutrição de precisão na criação de carne de frango é uma boa maneira de aprimorar a qualidade do produto.
A nutrição de precisão é um método que aplica os nutrientes necessáriosna ração animal de acordo com cada fase do seu desenvolvimento.De acordo com o diretor da Quimtia Brasil, Anderson Andrade da Veiga, o processo traz benefícios para o produtor, como a redução dedesperdício e a garantiado desenvolvimento do potencial genético das aves. “Com a nutrição, as aves crescem e ganham, diminuindo o tempo para o abate e ainda se tornammais saudáveis para o consumo”, salienta.
A criação de aves com qualidade superior pode ser um grande diferencial na venda para outros países, por exemplo. Visto que existe grande concorrência no ramo, a nutrição de precisão pode ser um dos fatores de distinção no mercado brasileiro, que é um dos que mais exportam este produto. De acordo com dados do relatório anual da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil foi o país que mais exportou carne de frango em 2018, vendendo 4.101 mil toneladas do produto. Dentro desse cenário, o artigo mais vendido foi a ave de corte, seguido do frango inteiro.
A ração faz parte de uma tríade que contribui para a qualidade do frango, que também é composta pelo ambiente adequado e pela boa saúde do intestino das aves. Sabendo disso, o retorno econômico alcançado com o equilíbrio nutricional pode ser plenamente aproveitado pelo produtor.Porém, é preciso se atentar a alguns cuidados antes de dar início a esse processo.
Segundo o diretor regional, para que essa estratégia seja realizada da melhor forma possível é necessário dispor de um nutricionista experiente em alimentação de animais monogástricos e pelo acompanhamento de campo para avaliação dos resultados. “A participação de um especialista nessa área é muito importante para a criação de uma dieta equilibrada para o animal. Afinal, ele sabe quais nutrientes são necessários para cada fase da criação do frango, resultando em uma aplicação certeira dos recursos da empresa”, explica.