Atingir a máxima produtividade é o objetivo de todo produtor agrícola, em qualquer segmento de atuação, de preferência com menor custo possível, com produtos que apresentem a melhor relação custo-benefício.
Afora os aspectos não controláveis, relacionados à meteorologia, alguns cuidados podem ser adotados na busca da melhor produtividade. O preparo da terra, a escolha da semente e insumos em conformidade com a topografia e os aspectos geográficos da região, podem indicar um caminho para o melhor aproveitamento da área.
Após análise do solo, observação do histórico pluviométrico e outros fatores naturais, chega-se à conclusão sobre a melhor condição para o plantio. A partir daí, a natureza faz o serviço. Porém, a ciência ainda pode atuar nos processos vegetativos com vistas ao fortalecimento da planta e sua melhor capacidade de produção.
De acordo com o tipo de cultura, em determinados estágios, a aplicação de fertilizante nas folhas da planta, pode promover a multiplicação de microrganismos fixadores de nitrogênio e fungos micorrizos. É o caso da ação de CELLERON, que acelera o processo de redução enzimática do nitrato, melhorando a administração do nitrogênio absorvido, provocando mudanças visíveis na parte aérea e no sistema radicular.
Com raízes mais robustas, a planta tem melhores recursos para absorver água e nutrientes do solo, o que favorece seu vigor e sua resistência ao estresse hídrico.
Tecnologia Celleron A tecnologia contida em Celleron surgiu a partir da observação de que cerca de 78% da constituição gasosa da atmosfera terrestre é formada por nitrogênio molecular ou dinitrogênio (N2), forma não assimilável pelas plantas. Na natureza somente um pequeno número de microrganismos, denominados diazotróficos ou fixadores, é capaz de reduzir o nitrogênio atmosférico (N2) à uma forma assimilável, o nitrogênio orgânico. Esse processo é chamado de fixação biológica de nitrogênio (FBN), realizado pelo complexo proteico da nitrogenase, enzima que catalisa a reação de redução de N2 em NH+. Toda planta tem uma estreita relação com microrganismos fixadores de nitrogênio, seja com microrganismos associativos (leguminosa) ou de vida livre, encontrados no solo e no interior das plantas, alojados entre as células dos tecidos ou dispersos na seiva.
Benefícios de Celleron Fornecimento de N de forma equilibrada e constante às plantas (FBN). Fornecimento de fósforo nos momentos de maior demanda. Sistema radicular mais profundo e abrangente. Maior reciclagem de nutrientes e água. Maior vigor vegetativo. Maior resistência ao estresse hídrico. Plantas mais resistentes às doenças fúngicas e bacterianas. Maior número de flores viáveis e melhor pegamento dos frutos. Maior capacidade de retenção dos frutos durante todo o ciclo. Cargas mais intensas e maturação mais uniforme.