Digite o que procura
14/07/2020
Por Valter Casarin,
Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, coordenador científico do Instituto Nutrientes para a Vida
Na cozinha, a cenoura está disponível em toda a gama de texturas e sabores. Cozido em um purê de batatas ou gratinado, ralado cru ou cortado em palitos, picante, doce, gelado ... com ela, tudo é possível!
A cenoura é um verdadeiro aliado vegetal do bem-estar, tanto para crianças quanto para adultos: uma única porção de 100 gramas cobre até 200% de nossas necessidades diárias de betacaroteno.
Apesar de seu sabor doce, as cenouras fornecem poucos carboidratos, poucas calorias. Sua riqueza em carotenos antioxidantes e precursores da vitamina A é excepcional. Muito rica em caroteno e vitamina C, a cenoura é um vegetal de raiz fácil de cultivar que pode ser consumido durante todo o ano.
Preparo do solo
Para um bom sucesso de sua semeadura, as cenouras apreciam solos leves e arenosos, preferencialmente solos profundos.
Plantio
Para este vegetal de raiz que não suporta bem o transplante, a semeadura é realizada através de sementes em local definitivo. Procure informações sobre as melhores cultivares e qual a época adequada para cada uma, para garantir o sucesso do seu plantio.
Apesar da cenoura poder ser plantada durante todo o ano, o bom desenvolvimento depende da cultivar.
De acordo com o calendário lunar e a influência das fases da Lua nas plantas, é aconselhável a semeadura na Lua minguante, o que estimula o desenvolvimento das partes aéreas da planta.
Como a emergência da cenoura é lenta e irregular, é melhor semear com alta densidade de plantas, mesmo que isso signifique desbaste mais tarde, para garantir uma boa quantidade de vegetais.
Importante cobrir a parte superior das cenouras (ombro da cenoura) com solo para evitar que fiquem verde. Para evitar a formação do ombro verde é recomendado manter os ombros das raízes protegidos da luz solar, ou seja, mantê-las cobertas com solo.
Colheita
A colheita da cenoura pode ocorrer em dois momentos: quando o ombro da cenoura, suficientemente grande, emerge do solo na base das folhas ou quando as folhas velhas estiverem amareladas, indo para o tom amarronzado, e as folhas novas curvadas para baixo.
Você pode plantar cenoura em vasos também. Somente se lembre de colocar em um recipiente com, no mínimo, mais de 5 cm do tamanho da cenoura.
A iniciativa Nutrientes Para Vida (NPV), tem como missão destacar e informar a população a respeito da relevância de fertilizantes para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar, colaborando com melhores quantidades de nutrientes nos alimentos e consequentemente, com uma melhor nutrição e saúde humana.
Fonte: Acontece Comunicação e Notícias
Fonte: Acontece Comunicação e Notícias