Após um período de vacância, o Concurso Estadual "Qualidade do Café Paulista" volta a ser realizado, sob a égide da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em sua 21.a edição. No próximo dia 20 de dezembro, terça-feira, os vencedores serão anunciados em cerimônia fechada para convidados no anfiteatro do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
Serão premiados três vencedores em quatro categorias: Coffea arabica Convencional preparado por via seca, Coffea arabica Convencional preparado por via úmida, Coffea arabica Convencional preparado via fermentação induzida e Coffea arabica Orgânico preparado por via seca.
Com a condução da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculadas à Secretaria, o concurso está em fase de prova das amostras classificadas, realizada nos Laboratórios da Nucoffee/Syngenta em Varginha (MG).
"Foram recebidas 184 amostras, das quais 175 foram classificadas. Estamos muito satisfeitos e felizes, tanto pela retomada do concurso, quanto pela qualidade das amostras e participação dos cafeicultores", diz o engenheiro agrônomo Alexandre Manzoni Grassi, coordenador da CATI, e completa: "Agradecemos, ainda, pelas parcerias firmadas com Syngenta, Jacto e Fundag (Fundação de Apoio a Pesquisa Agrícola), que têm nos permitido fazer do Concurso Estadual 'Qualidade do Café Paulista' um certame de excelência, que deve perdurar por muitos anos a partir deste".
Antes do anúncio dos vencedores, a programação contemplará palestras do IAC e das empresas parceiras Syngenta e Jacto.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo