A Corteva Agriscience segue investindo na cultura da batata e lança ao mercado o fungicida Acapela®, que vem completar o robusto portfólio da companhia para o segmento, com soluções para todas as etapas de desenvolvimento do cultivo, nos segmentos de fungicidas e inseticidas. No Brasil, a batata é considerada a hortaliça mais importante, com produção anual de cerca de 3,5 milhões de toneladas e área de 100 mil hectares, segundo a Associação Brasileira da Batata (ABBA).
O lançamento conta com a tecnologia Onmira™ Active, a estrobilurina da Corteva, uma das mais modernas picoxistrobinas do mercado, com características únicas para combater a segunda doença de maior importância econômica para a cultura da batata, a pinta preta (Alternaria Solani). O fungo tem alta capacidade de esporulação e fácil disseminação pelo vento, além de ser capaz de provocar desfolha total das plantas e lesões nos tubérculos, reduzindo o ciclo da cultura e causando baixas produtividades.
“A cultura da batata é desafiadora e a Corteva está ao lado dos agricultores com as melhores soluções para que conquistem boa qualidade, altas produtividades e maior rentabilidade. Com fórmula exclusiva, Acapela® promove proteção superior por mais tempo e resultados visivelmente melhores”, afirma Alison Rampazzo, Líder de Portfólio da Linha Hortifrúti da Corteva.
O novo fungicida auxilia na fisiologia e sanidade das plantas, possui ação preventiva, curativa pós-inicial e efeito anti-esporulante para controle da doença. Com o ingrediente ativo picoxistrobina, o produto oferece rápida absorção após a aplicação, movimento sistêmico e translaminar, redistribuição por vapor e capacidade de se difundir por meio das camadas cerosas das folhas. Outro ponto a destacar é que Acapela® mantém a planta verde por um período maior, o que aumenta o rendimento e, consequentemente, a lucratividade do bataticultor.