Digite o que procura
11/05/2021
Restrições de circulação de pessoas para conter a doença obrigam organizadores da Fenasucro e da Agrishow a postergar datas: uma foi para novembro; a outra, para 2022
Com informações assessorias de imprensa
Chegamos a maio ainda com dados alarmantes da pandemia do novo coronavírus. Na primeira semana do mês, o levantamento do consórcio de veículos de imprensa em conjunto com as secretarias estaduais de Saúde apontava que o país havia ultrapassado 400 mil mortes pela doença, que 33.404.333 de pessoas haviam tomado a primeira dose da vacina e 17.039.463 a segunda, num total de mais de 50,4 milhões de doses aplicadas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), população brasileira é superior a 212 milhões de habitantes.
Com tantas incertezas, os organizadores de feiras e outros eventos são obrigados, mais uma vez, a adiar a realização presencial em razão das barreiras sanitárias. A situação da saúde pública no Brasil ainda é considerada grave e não permite projetar em que patamar estará nos próximos meses e as consequentes restrições a serem impostas pelos órgãos governamentais.
O setor de eventos é um dos maiores geradores de empregos no Brasil, pois mobiliza uma gama de profissionais desde seu planejamento, passando por montagem e desmontagem, até todo o staff envolvido durante a realização. Eventos de grande porte são planejados com um ano de antecedência e requerem, no mínimo, 90 dias para sua estruturação física. Portanto, o fator tempo é outro agravante em tempos de instabilidade.
Agrishow
Por meio de nota oficial, a Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola em ação da América Latina, cancelou a edição presencial, que seria realizada de 21 a 25 de junho de 2021. Segundo a Informa Markets Brasil, organizadora da feira, foi realizada uma pesquisa com todos expositores da Agrishow 2020 referente à realização em 2021. Diante do atual cenário, a maioria optou pela postergação.
Assim, as realizadoras – Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos), Faesp (Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo) e SRB (Sociedade Rural Brasileira), juntamente com a Informa, decidiram transferir para o período de 25 a 29 de abril de 2022. Contudo, está sendo programada a Jornada Agrishow, uma sequência de ações que oferecerá conteúdo digital especializado durante este ano e que, em breve, será apresentada em todos os canais da feira. Em sua 26ª edição, realizada presencialmente em 2019, a Agrishow recebeu 159 mil visitantes de todo o mundo ao longo dos seus cinco dias.
Mobilizando uma gama de profissionais, desde seu planejamento, setor de eventos é um dos maiores empregadores do país
Fenasucro
Com semelhante formato avaliativo entre expositores e organizadora, a Fenasucro&Agrocana optou por transferir a edição presencial, que seria no mês de agosto, para o período de 9 a 12 de novembro de 2021. “Esta decisão considera análise feita junto a visitantes e expositores do evento e foi tomada em um cenário ainda imprevisível, tendo como principais objetivos resguardar a saúde e a integridade de todos os participantes, assim como responder de forma adequada aos impactos causados pela pandemia, que continua afetando diversos setores da economia”, afirmaram os organizadores, em nota.
Expoflora
A Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, também terá sua 39ª edição novamente adiada e com previsão de acontecer em 2022. O motivo é o mesmo do ano passado: assegurar a saúde de funcionários, colaboradores, parceiros, expositores, produtores e do público.
O evento, realizado em Holambra, a 140 km da capital paulista, atrai cerca de 300 mil visitantes a cada edição (328 mil turistas estiveram na última edição, em 2019). A Festa das Flores, como também é conhecida, é sempre no último final de semana de agosto e nas quatro semanas seguintes, de sexta a domingo.
“Por se tratar de um evento de tão grande porte, não há condições logísticas de organizá-lo sem grande antecedência. Para se ter uma ideia, assim que termina o evento, no final de setembro, o do ano seguinte já começa a ser organizado. Como já estamos no mês de maio e não há previsão de segurança sanitária, pelo menos nos próximos meses, a comissão organizadora achou por bem transferir a sua 30ª edição para 2022”.
Expoflora, em Holambra, que atrai cerca de 300 mil visitantes a cada edição, também será apenas em 2022
Agro Expo
Também em função do avanço da Covid-19, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a InvestSP e a Reed Exhibitions, promotora e organizadora da Agro Expo International, comunica a não realização do evento em julho de 2021 e segue estudando nova data.
O efeito dominó nos cancelamentos, por mais este semestre, é inevitável, porém faz com que aumentemos nossa ânsia pelo reencontro, que deverá ser mais animado e valoroso. Por ora, aquela maneira virtual, pela qual aprendemos a nos reinventar, segue sendo uma aliada e tanto. É o momento de recolhimento e especializações com cursos online, para aproveitar que a tecnologia acompanha o ritmo frenético do agronegócio nacional.
CITEC fica para 2022
Com o cancelamento da edição 2021 da Agrishow, o Centro de Inovações Tecnológicas CanaMix (CITEC), que ocuparia um espaço de mais de quatro mil metros quadrados dentro da feira, fica também para o ano que vem. O empreendimento, uma iniciativa do Grupo AgroBrasil, está previsto para ser o maior espaço destinado ao setor sucroenergético na Agrishow. Deverá receber várias empresas expositoras, que poderão se aproveitar de uma estrutura de primeira qualidade para divulgar seus produtos e serviços, e receber seus convidados.
Tendo estreado com sucesso na Fenasucro 2019, o CITEC foi sucesso absoluto e recebeu o convite para estar na Agrishow. Uma das ações do Centro de Inovações é o Network CanaMix, um evento no qual cerca de 500 convidados falam de negócios em um ambiente descontraído, regado a porco e costela no rolete, chope artesanal e shows artísticos, dos cantores Zé e Cristiano Matilles, do humorista Roberto Edson (Chico Lorota), do mágico Kadu e do grupo musical de tradições japonesas Todos Nós.
CITEC tem, como um dos pontos altos, a realização do Network CanaMix, para cerca de 500 convidados