Digite o que procura
27/03/2023
Empresa líder global no desenvolvimento de soluções agrícolas, a Syngenta tem investido cada vez mais em tecnologia para o campo. Com o Cropwise, plataforma de soluções digitais, a companhia busca evoluir a gestão de áreas de plantio no Brasil, aumentando a eficiência da operação e o poder de decisão dos produtores. Há quase três anos desde sua criação, a solução segue conquistando números expressivos. Apenas em 2022, cresceu em 235% o número de clientes no mercado de cana nacional, em locais como Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás. Agora, segue com seu plano de expansão para o Nordeste. Atualmente, entre os cinco maiores produtores de cana no Brasil, quatro utilizam os serviços digitais da plataforma Cropwise.
Principal produto da plataforma, o Cropwise Protector tem apresentado resultados expressivos. Alguns produtores relatam, por exemplo, economia de mais de 30% em insumos, em média, por safra. É o caso, por exemplo, da Agrícola Agrodoce, fornecedores de cana em Pederneiras, no interior de São Paulo.
Em busca de inovação e melhoria nos processos dos clientes, foram lançadas seis novas funcionalidades dentro do Cropwise Protector, como o mapeamento do risco de broca que ajuda os produtores a identificar quais regiões estão com maior risco de infestação da praga; e a roteirização de armadilhas, uma funcionalidade que resolve o problema da logística do time de campo.
Ao propor um roteiro automático de (re)instalação e monitoramento das armadilhas, é possível otimizar o tempo da equipe além de reduzir custos com combustível, por exemplo. A funcionalidade prioriza áreas de maior risco e leva em consideração a distância entre estes possíveis perigos para sugerir um plano de rota. A solução, portanto, ajuda o produtor a avaliar o desempenho do plantio e colheita e auxilia na tomada de decisão estratégica para combater as pragas que mais impactam a produtividade do canavial.
Quando não monitorada, por sua vez, a incidência de broca no canavial pode ocasionar 35 quilos de perda por hectare, o que corresponde a 30 litros de etanol. É na antecipação de problemas como este que o Cropwise Protector, por meio de sua tecnologia, antevê perdas. Em um de seus cases de sucesso, a plataforma auxiliou a Usina Bevap na redução de perdas na colheita, arranquio de soqueira e pisoteio, saindo de 2,88% para 2,52%.
“O Brasil é o maior produtor global de cana de açúcar e ela é uma matéria-prima para diversos insumos utilizados pela usina, indústria têxtil e pelo consumidor final. Além, claro, da questão bioenergética. É um mercado extremamente importante e que necessita de inovações sempre. É nesta necessidade que entra a Syngenta Digital, levando soluções digitais para o produtor desta commodity”, explica Larissa Vieira, Gerente de Vendas e Relacionamento na Syngenta Digital.
“Estamos presentes em nove estados e iniciamos a nossa expansão para a região Nordeste. Este é um polo em que vemos ainda mais potencial para as soluções que oferecemos”, afirma Larissa Vieira, Gerente de Vendas e Relacionamento na Syngenta Digital.
Sobre a Plataforma Cropwise
Cropwise é a plataforma digital da Syngenta. Nela, o produtor conta com as melhores soluções do mercado, reunidas em um só lugar para aumentar a eficiência da fazenda e o seu poder de decisão. Atualmente, a plataforma Cropwise oferece oito soluções que são conectadas e que ajudam a resolver as diversas necessidades do agricultor ao longo da safra. Atualmente, estamos presentes em mais de vinte países. Aqui no Brasil oferecemos dois produtos: Cropwise Protector e Cropwise Imagery. Duas soluções votladas para um manejo mais inteligente. Para saber mais acesse: https://syngentadigital.ag/.
Fonte: Assessoria de Imprensa Syngenta - Giusti/FSB