A capacidade de produção do biocombustível à base do cereal poderá exigir uma demanda de mais de 31 milhões de toneladas de milho nos próximos sete anos
Levantamento da DATAGRO mostra que existem 22 usinas de etanol de milho em operação no Brasil atualmente. Juntas, possuem capacidade de produzir 7,2 bilhões de litros do biocombustível por ano, o que representa uma demanda de cerca de 16,8 milhões de toneladas do cereal – 14,6% da produção prevista para o grão na safra 2023/24.
Além do mais, existem nove usinas de etanol de milho em construção, incluindo a nova unidade da Inpasa em Balsas (MA) e a planta do grupo Impacto em Luís Eduardo Magalhães (BA).
Outra unidade da Inpasa, em Sidrolândia (MS), deverá entrar em operação no segundo trimestre deste ano. Por isso – e também considerando a melhoria do rendimento industrial em outras plantas –, a DATAGRO revisou para cima sua estimativa sobre a produção de etanol de milho em 2024/25 no Centro-Sul do Brasil.
"Há também 13 projetos para construção de usinas de etanol de milho", ressalta o relatório. A capacidade de produção do biocombustível à base do cereal poderá exigir uma demanda de mais de 31 milhões de toneladas de milho nos próximos sete anos.
Entre na seção de análises do Portal DATAGRO e leia a íntegra do Relatório VIP "DATAGRO eleva estimativa sobre produção de etanol de milho para a safra 24/25".