A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo através de seu Departamento de Capacitação e Educação em Saúde Única (DECESUN) e do Programa Estadual de Erradicação de Febre Aftosa (PEEFA) inicia no mês de julho, em diversos munícipios, uma série de palestras sobre Febre Aftosa. A atividade, que tem início em Guaratinguetá no dia 4, é uma parceria entre a CDA, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e demais associações.
“O ciclo de palestras é importante para promover o conhecimento sobre as doenças e informar sobre a necessidade de notificação precoce da suspeita de doenças para minimizar os riscos de disseminação”, explica Maria Carolina Guido, médica-veterinária e diretora do DECESUN.
As palestras, voltadas para produtores rurais e demais interessados, têm como objetivos, esclarecer os participantes sobre os sinais clínicos da Febre Aftosa e apresentar meios de interação com a Defesa e formas de notificação da suspeita de ocorrência de doenças.
“Dessa forma a Defesa fortalece a capacidade estadual de detecção precoce frente às doenças vesiculares que são um risco para a pecuária brasileira”, comenta Maria Carolina.
Além de Guaratinguetá, recebem as palestras no mês de julho os municípios de Cunha, Araçatuba, Bauru e Barretos.
Também estão envolvidos na realização das atividades os médicos-veterinários Breno Moscheta, e Rosa Odorizzi.