Digite o que procura
24/04/2024
Celebrado no dia 24 de abril, milho é uma das culturas mais colhidas do Brasil; tratos culturais são essenciais para manter alto nível produtivo
No próximo dia 24 de abril é celebrado o Dia do Milho, uma data importante para reflexão sobre os desafios enfrentados pelos produtores dessa cultura vital. Nas regiões Centro, Leste e Sul do país, onde o milho desempenha um papel fundamental na economia agrícola, doenças como a mancha-de-phaeosphaeria (Phaeosphaeria maydis), cercosporiose (Cercospora zeae-maydis) e ferrugem-comum (Puccinia sorghi) têm impactado severamente as plantações.
As doenças representam uma ameaça significativa para a produtividade e a qualidade do milho nessas regiões e pode causar perdas substanciais na colheita, prejudicando tanto os agricultores quanto o abastecimento alimentar. Diante desse cenário desafiador, a Ourofino Agrociência segue desenvolvendo soluções inovadoras para controlar essas enfermidades e elevar o desempenho das lavouras.
Segundo Lenisson Carvalho, gerente de marketing da Ourofino Agrociência, o complexo de doenças na cultura do milho é um grande desafio a ser enfrentado, com destaque para a mancha-de-phaeosphaeria, uma doença de distribuição generalizada pelas áreas produtoras de milho. “Plantas infectadas precocemente podem ter sua produtividade reduzida se a umidade relativa for elevada, preferencialmente com água livre na superfície da folha, e as temperaturas, moderadas. Estas condições climáticas são comumente encontradas em regiões acima de 600 metros de altitude. Além desta importante doença, cercosporiose e ferrugem-comum devem ser controladas para evitar perdas nas lavouras”.
Para enfrentar esses desafios, a Ourofino Agrociência oferece soluções como o Pontual e o Teburaz, produtos desenvolvidos especificamente para combater essas doenças. Estes fungicidas não apenas controlam eficazmente a disseminação das enfermidades, mas também contribuem para elevar tanto a produtividade quanto a qualidade do milho.
Como controlar e acabar com essas ameaças?
De acordo com Lenisson, os produtos representam o compromisso da Ourofino Agrociência em fornecer soluções inovadoras e eficazes para os desafios enfrentados pelos agricultores. O Pontual, por exemplo, é um fungicida com um exclusivo sistema inovador que oferece tripla proteção às plantas: ação protetora; efeito preventivo; e efeito curativo. Juntos, esses principais ativos proporcionam alta performance nas condições da agricultura brasileira.
O Teburaz, por sua vez, é um fungicida sistêmico com duplo mecanismo de ação e amplo espectro de controle com atuação preferencialmente preventiva. “Além dessas características, o Teburaz não apresenta sintomas de fitotoxicidade e tem excelente controle e flexibilidade de uso, sendo recomendado em todas as épocas do ano. “É um produto que otimiza a produtividade, que combate além da mancha-de-phaeosphaeria, a cercosporiose (Cercospora zeaemaydis) e a ferrugem-polisora (Puccinia polysora), doenças que também acometem a cultura do milho no Centro-Sul e região central do Brasil, respectivamente”, explica Lenisson.
Ambos os produtos foram desenvolvidos com base em pesquisas científicas sólidas e são fundamentais para proteger as plantações de milho.
“Neste Dia do Milho, a Ourofino Agrociência reafirma seu compromisso em apoiar os agricultores na proteção de suas plantações e na promoção da segurança alimentar. Por meio de soluções inovadoras e um compromisso contínuo com a excelência, estamos trabalhando para construir um futuro mais sustentável para a agricultura brasileira e, reafirmando este compromisso, estamos lançando o novo herbicida Brucia, uma nova molécula para manejar as plantas daninhas resistentes no Brasil”, afirma Lenisson.
Sobre a Ourofino Agrociência
A Ourofino Agrociência é uma empresa de origem brasileira, fabricante de defensivos agrícolas, com 13 anos de atuação. Sua fábrica, considerada uma das mais modernas do mundo no segmento, está localizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e possui capacidade de produção de 200 milhões de quilo/litros por ano. São mais de 50 mil m² de área construída, com equipamentos de última geração e ambiente automatizado. A empresa desenvolve produtos, serviços e tecnologias com base nas caraterísticas do clima tropical, seguindo o propósito de Reimaginar a Agricultura Brasileira. Mais informações no site www.ourofinoagro.com.br.
Informações para a imprensa - Grupo Inca
Fernanda Chiossi – fernandac@grupoinca.com.br
Tel.: (16) 99766-2771
Fernanda Franco – fernanda@grupoinca.com.br
Tel.: (16) 99766-2736
Fonte: Ourofino Agrociência