O Projeto Biomas Tropicais, desenvolvido pelo Instituto Fórum do Futuro em parceria com outras instituições privadas, é uma janela de oportunidades que favorece a materialização de exemplos e modelos para politicas públicas e fortalecimento na iniciativa privada em prol da segurança alimentar com sustentabilidade.
Para Marcio de Miranda Santos, diretor geral do Fórum do Futuro, o projeto gera oportunidades para o Brasil oferecer para a população global um alimento de qualidade, em meio a conjunção de políticas públicas e fortalecimento da iniciativa privada.
“O caminho, via ciência, tecnologia e inovação, que vai estruturar as bases da segurança alimentar global e reconstruir a divisão internacional do trabalho, incluindo as populações situadas nos trópicos, em especial na África, na Ásia e América Central, protagonistas da insegurança alimentar”, afirma Márcio.
O Brasil possui pra ocupar, com estratégias baseadas no conhecimento cientifico, seus biomas ainda pouco explorados situados na faixa tropical, racionalizando e mapeando o uso da terra, trazendo dentro do Projeto Biomas Tropicais a questão de adaptação das tecnologias aos hábitos alimentares.
“No futuro nós vamos alterar nossos hábitos alimentares. Comeremos coisas que não falamos hoje, mas que a tecnologia nos fará alterar, com o pensamento de impactar minimamente o meio ambiente, de acordo com as novas normas de sustentabilidade”, explica Santos.