No dia 27 de agosto de 2022, das 8h às 12h, a Casa do Produtor Rural, da Esalq/USP, realiza o evento “Palestra e Prática sobre o Cultivo de Berinjela”. Todas as atividades irão ocorrer nas dependências do Departamento de Genética, corresponsável nessa iniciativa.
O evento faz parte do projeto SolidarESA, que tem o objetivo de cultivar e doar anualmente alimentos essenciais à saúde humana e de difundir junto aos produtores rurais conhecimentos sobre as diversas culturas agrícolas. Este ano, a berinjela foi a hortaliça escolhida por ter um mercado consolidado, alta produtividade e rentabilidade, o que tem entusiasmado os pequenos horticultores a utilizá-la na diversificação de culturas nas propriedades rurais, visando maior lucratividade.
O Brasil produz aproximadamente 72 mil toneladas, em 11 mil hectares. As regiões Sul e Sudeste são as principais produtoras dessa hortaliça, destacando-se os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Atualmente, 90% da comercialização da berinjela ocorre nos Ceasas (Centros de Abastecimento).
O Estado de São Paulo detém 40% da quantidade produzida e 24% da área cultivada. A berinjela é uma das 30 hortaliças mais comercializadas no Ceagesp, alcançando mais de 31 mil toneladas.
A programação inclui palestras e práticas no campo que irão abordar o cultivo, o mercado e comercialização de berinjelas. Também serão apresentados os aspectos da irrigação, controle biológico dentro da proteção integrada de cultivares e o plantio direto em berinjela. O evento contará com a presença de profissionais do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo Ceagesp e de empresas de destaque no agronegócio.
O evento, com entrada gratuita, é voltado para produtores rurais, profissionais do setor, além de universitários da área das Ciências Agrárias.
A Casa do Produtor Rural é um projeto vinculado a Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx), tem o apoio do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) e parceira institucional da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ).