Nos dias 5 e 6 de dezembro, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) abre as portas de sua sede no Chile para a II Conferência de Agricultura Familiar do Mercosul Ampliado, no âmbito do espaço da Reunião Especializada de Agricultura Familiar (REAF).
O objetivo deste evento é reafirmar o compromisso adquirido pelos governos que compõem este mecanismo de integração regional com a implementação da Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar e ampliar a agenda de políticas públicas e inovação criada para potencializar este setor.
Desde a sua criação em 2004, a REAF tornou-se um espaço de discussão e geração de políticas para a Agricultura Familiar, de integração solidária e participativa, que aproxima as populações rurais e assume o desafio de superar as assimetrias existentes.
Nesta ocasião, se realiza a II Conferência de Agricultura Familiar do Mercosul Ampliado após a pandemia de Covid-19, que, juntamente com outras crises simultâneas como as guerras mundiais e o aumento dos preços dos insumos, fizeram com que a América Latina e o Caribe voltassem a níveis indesejáveis de pobreza, insegurança alimentar, recessão econômica e desigualdade.
Buscando soluções para esse difícil cenário, a FAO viabiliza esse espaço de diálogo político entre representantes dos governos e da sociedade civil para promover iniciativas a partir da sinergia de uma agenda compartilhada.
QUE
II Conferência de Agricultura Familiar do Mercosul Ampliado
QUANDO
5 e 6 de dezembro, a partir das 8h30 (GMT-3)
QUEM
- Mario Lubetkin, Diretor Geral Adjunto e Representante Regional da FAO para a América Latina e o Caribe.
- Autoridades dos países que compõem o Mercosul Ampliado.
- Ministério de Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai.
- INDAP do Chile.
- Representantes de delegações de organizações da agricultura familiar.