Digite o que procura
04/07/2020
Marcela Falsarella
Logo em seu início, 2020 se transformou. Tivemos a impressão de que o planeta entrou em pausa sem que o tempo a acompanhasse. Desde que surgiu a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, país a país foi se vendo em estado de imprevisibilidade. O mundo teve que se reinventar, mesmo sem saber a maneira mais eficiente de alcançar melhores resultados.
Uso constante de máscaras faciais e álcool em gel, distanciamento entre pessoas, isolamento social, negócios fechados para evitar aglomerações, entre outras, foram algumas das medidas sanitárias adotadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Uma incessante busca por segurança em saúde diante de um vírus que, não bastassem as incertezas, vedou sorrisos em cada canto do globo.
Com isso, muitos setores ficaram de mãos atadas. Um deles, dos mais afetados, foi o de eventos, que gira vários bilhões de reais a cada mês. Além de ter sido um dos primeiros a interromper suas atividades, provavelmente será um dos últimos a retornar. Mais de 120 voltados ao agro ou já foram cancelados e remarcaram suas datas para o ano que vem ou estão passando por adaptações, usando o ambiente online.
Pela primeira vez na história, feiras agrícolas de importância mundial não acontecerão em sua periodicidade habitual, como é o caso do maior em bioenergia sucroenergética, a Fenasucro & Agrocana, realizada anualmente no mês de agosto, em Sertãozinho, interior de São Paulo.
A 28ª edição, que seria de 18 a 21 de agosto de 2020, foi adiada para 17 a 20 de agosto de 2021. A decisão foi tomada pela Reed Exhibitions, organizadora do evento em parceria com o CEISE-Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis), tendo, como principais objetivos, resguardar a saúde e a integridade de visitantes, expositores e parceiros, e responder, de forma adequada, aos impactos da pandemia, que afetam todos os setores da economia. A expectativa era superar, na edição deste ano, o faturamento de R$ 4,2 bilhões da edição passada.
A solução encontrada pela Fenasucro para atender aos expositores e ao público que aguardava sua realização foi criar oportunidades de interação em formato digital, com um ciclo de conteúdos. No último dia 4 de junho, foi realizado o primeiro encontro, uma webinar com o tema “Como o mercado de biogás está se preparando para os desafios da nova economia?”, que reuniu executivos, pesquisadores e especialistas para um debate sobre tendências, oportunidades e desafios do biogás.
Tecnoshow
A Tecnoshow Comigo, maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste, estava com quase tudo pronto para receber seus visitantes de 30 de março a 3 de abril, mas precisou suspender sua realização por tempo indeterminado. Mas, como a pandemia se estendeu, os organizadores também optaram por cancelar a edição deste ano.
A Cooperativa Comigo já divulgou a data da edição de 2021: 12 a 16 de abril, em Rio Verde, Goiás. “No ano que vem, se Deus quiser, o Brasil já terá superado esse momento crítico e retornaremos à realização da feira. Com a saúde nacional restabelecida, bem-estar físico, mental e social, e com as bençãos divinas, vamos promover novamente nossa Tecnoshow, vigorosa e pujante, gerando oportunidades para todos, como sempre foi em todos os anos”, disse em nota o presidente da Comigo, Antonio Chavaglia. A Tecnoshow esperava superar, em 2020, o volume de negociações de sua edição anterior, que movimentou um recorde de R$ 3,2 bilhões.
Techoshow Comigo estava com quase tudo pronto, mas público vai ter de esperar (Divulgação)
Agrishow
Das maiores e mais tradicionais, a última a anunciar o cancelamento foi a Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola em ação da América Latina, realizada em Ribeirão Preto-SP. Após muito se especular se haveria condições de mantê-la para este ano, a 27ª edição acabou sendo postergada para 26 a 30 de abril de 2021.
Segundo a organização, por meio de nota divulgada pela assessoria de comunicação, o adiamento se deu em respeito à segurança dos participantes, à burocracia e demanda de tempo para montagem e à imprevisibilidade da pandemia mundial, entre outras considerações.
“Como é de conhecimento de vocês, a Agrishow é uma feira que reúne cerca de 800 marcas expositoras, sendo que boa parte dos equipamentos expostos são de grande porte. Isso demanda tempo de preparação e, muitas vezes, liberação alfandegária, bem como um longo período de planejamento minucioso para que esses equipamentos sejam expostos no evento. Isto posto, mais dois fatores complementares foram analisados. O primeiro é com relação ao extenso e complexo período de montagem da feira, que habitualmente leva cerca de 40 dias. Além disto, avaliamos o cronograma de reabertura das atividades econômicas da Prefeitura de Ribeirão Preto, cuja análise nos permite afirmar que só seria possível realizar a feira na semana de 17 de agosto, período indicado pela maioria dos expositores como sendo ideal para o mercado, desde que não houvesse nenhum retrocesso neste cronograma em virtude do aumento dos casos de coronavírus na região ou mesmo comprometimento do número mínimo de leitos disponíveis, o que são variáveis incontroláveis”, informou a nota.
A organização reiterou o compromisso com a qualidade da feira e a segurança dos participantes. “Estamos certos de que a próxima edição será uma grande oportunidade para o setor se reencontrar, conhecer tecnologias inovadoras e realizar bons negócios, para o desenvolvimento do agronegócio e, consequentemente, para a retomada da economia do Brasil.”
A decisão foi tomada com a colaboração opinativa de expositores, entidades realizadoras, autoridades do governo e organizadora. Em 2019, a Agrishow recebeu 159 mil visitantes em seus cinco dias de exposição e movimentou 2,9 bilhões em volume de negócios. A vitrine do agronegócio também se destaca por atrair grande número de público internacional.
Eventos como a Agrishow foram cancelados para proteger visitantes e expositores (Divulgação)
Na internet
Sem poder aglomerar e vivendo em uma realidade repleta de orientações restritivas como isolamento social para contenção da proliferação do vírus, o mundo virtual ganhou espaço. A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) já garantiu que promoverá o 19º Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA) em formato online e gratuito, no dia 3 de agosto.
Realizado anualmente, desde 2002, o CBA faz parte da agenda dos principais formadores de opinião e executivos que atuam no segmento. Com o tema “Lições para o Futuro”, o congresso reunirá relevantes nomes para debates e discussões sobre a crise gerada pela Covid-19 e as perspectivas do agro para a retomada da economia. A transmissão será pelo site oficial do congresso, YouTube e outras plataformas digitais.
A grade de webinários está, diariamente, repleta de novidades. São tantos assuntos que, em algumas ocasiões, é preciso que o espectador se programe para não perder nenhuma. Grandes empresas viram nesse novo cenário uma oportunidade estreitar laços com seus clientes, agregando conhecimento, especialização e promovendo o networking tão pontual em eventos presenciais. Para acompanhar a grade, acesse o Portal CanaMix (www.canamix.com.br) e fique de olho em nossas notícias, que são atualizadas sempre que uma nova divulgação é feita.
Com o adiamento dos eventos presenciais, ambiente virtual virou opção (Banco de imagens)
Desafios
O diretor de eventos da Reed Exhibitions, Paulo Mantabone, publicou, em suas redes sociais, que esse momento promove o desafio de criar uma nova entrega. “O mercado de feiras e eventos sempre foi de eventualidades. Estamos mais acostumados com as intempéries em nossos negócios do que muitos imaginam. É muito fácil lembrar, ao longo de nossas carreiras, situações como mudanças de datas e pavilhões, cancelamentos, lançamentos e tudo o que nós profissionais de eventos já passamos e temos em nossos currículos. Neste novo desafio que estamos vivendo, sabemos que fomos os primeiros a parar nossas entregas e seremos os últimos a voltar a reunir pessoas fisicamente. Nossa lição de casa é continuar a reunir e desenvolver nossas comunidades através de prospecção de negócios e novos conhecimentos, 365 dias por ano. Quero deixar claro que vivemos uma grande oportunidade de rever nossos negócios e sendo desfiados a trazer novas soluções que entreguem aos clientes uma nova maneira de se fazer feiras e eventos. Sairemos fortalecidos... pois o desafio é grande, mas nossa vontade é maior ainda”.
CITEC estará na Agrishow
Com o cancelamento dos eventos neste ano, está confirmada, também para 2021, a realização do Centro de Inovações Tecnológicas CanaMix (CITEC) na Agrishow.
O diretor do Grupo AgroBrasil, Plínio César, preparava, para a edição deste ano, um espaço de mais de 3 mil metros quadrados, numa das áreas nobres da feira, para a exposição de alguns dos principais lançamentos de empresas do setor sucroenergético, além de música e comida boa.
Para o ano que vem, a estrutura e as atrações estão todas mantidas. O estande receberá, também, o tradicional Network CanaMix, que reúne mais de 400 convidados com porco e costela no rolete, além de shows, do humorista Roberto Edson (Chico Lorota), de Cristiano e Zé Matiles (Tributo a Zé Rico) e do ilusionista Kadu.
Atrações do CITEC estão confirmadas para a Agrishow 2021 (Acervo/Grupo AgroBrasil)