Digite o que procura
01/11/2024
Por Redação
MAPA e Peixe BR anunciam que não é mais necessário o certificado sanitário para filé de tilápia do Brasil entrar nos Estados Unidos
Em 2024, a piscicultura brasileira assumiu a 2ª posição entre os maiores exportadores de filé fresco de tilápia para os Estados Unidos, o principal comprador do mundo. Essa conquista é respaldada pelo explosivo aumento das vendas.
Entre janeiro e setembro deste ano, o Brasil exportou 3.116 toneladas, sendo responsável pelo abastecimento de 24% do mercado americano de filé fresco e ocupando a segunda colocação. Essa evolução se deve à capacidade empreendedora das empresas de tilápia do Brasil, que nos últimos 5 anos cresceram 440% suas exportações.
“A qualidade da tilápia brasileira é reconhecida mundialmente. Além disso, há a competência dos frigoríficos, que conseguem entregar filé fresco de tilápia nos Estados Unidos em no máximo 48 horas após os peixes saírem da água. Na prática, o peixe é retirado dos tanques numa manhã, segue para processamento à tarde e viaja no dia seguinte para os EUA”, informa Francisco Medeiros, presidente executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR).
O resultado das exportações, porém, poderia ser ainda melhor se resolvidas as questões da emissão do Certificado Sanitário Internacional (CSI).
A boa notícia é que o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que emite o CSI, anuncia o fim da obrigatoriedade de emissão do certificado sanitário internacional para tilápia, após acordo com o FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador dos Estados Unidos, intermediado pela Peixe BR.
“Essa decisão é excelente para a piscicultura brasileira. O filé fresco de tilápia será despachado imediatamente após a chegada no aeroporto no Brasil, melhorando nossa competitividade junto ao mercado americano”, destaca Francisco Medeiros.
“Sem a obrigatoriedade de emissão do CSI, temos convicção de assumir a liderança na exportação de filé fresco de tilápia para os Estados Unidos em 2025”, assinala o presidente da Peixe BR.
Evento
No dia 18 de setembro, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) participou da cerimônia de abertura do Seafood Show Latin America, em São Paulo.
Com a presença do secretário executivo da SAA, Edson Freitas, a terceira edição do maior evento do setor de pescado da América Latina foi realizada entre os dias 22 e 24 de outubro, reunindo grandes nomes da indústria do pescado e da gastronomia, além de produtores e compradores de diversos países.
Na ocasião, o Instituto de Pesca (IP-Apta), da SAA, apresentou projetos institucionais de sucesso, como o Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde, cuja missão é promover e aumentar o consumo de pescado, além do Centro de Ciência para o Desenvolvimento de Sanidade em Piscicultura, que visa à melhoria da sanidade na piscicultura para a obtenção de uma produção de tilápia com qualidade, tanto para o produtor quanto para o consumidor.
Durante os três dias de evento, os visitantes puderam participar de exposições, painéis de discussão, apresentações de cases e palestras que abordaram tendências de consumo, sustentabilidade, tecnologias de produção e os desafios do setor no contexto atual.
Fonte: Revista Terra&Cia