Digite o que procura
16/01/2026
Cordel é a solução biológica 100% desenvolvida pela Inflora Biociência, empresa do Grupo que atua na produção e comercialização de tecnologias exclusivas na área de biodefensivos, e conta com microrganismo inédito na agricultura


O produtor de cana-de-açúcar ganha um novo aliado no combate aos nematóides, praga que afeta mais de 70% dos canaviais do país, provocando perda de produtividade significativa e prejuízo para os agricultores. A Inflora Biociência, empresa do Grupo Santa Clara voltada para soluções baseadas em microrganismos para o controle de pragas e doenças nas lavouras, apresenta ao mercado seu novo bionematicida Cordel. O produto reúne uma combinação exclusiva com ação sinérgica de três bacilos que atuam no controle dos nematóides na cultura de cana-de-açúcar.
O Cordel, 100% desenvolvido nos laboratórios da Inflora Biociência, é composto por três cepas, duas delas já conhecidas e utilizadas com alta eficiência no controle e manejo de pragas - o Bacillus licheniformis e Bacillus velezensis, e pelo exclusivo Bacillus inaquosorum. Juntos, eles agem em sinergia no combate aos nematóides. O Bacillus inaquosorum é um microrganismo ainda de uso inédito na agricultura, resultado do trabalho de bioprospecção dos pesquisadores da Inflora, informa Flávia Barboza Camargo, gerente de PDI e Projetos do Grupo Santa Clara.
Ela explica que o trabalho da equipe especializada em processos fermentativos da Inflora conseguiu, a partir de um isolado microbiano inédito, produzir grandes quantidades de endósporos — estruturas de resistência formadas por algumas bactérias para garantir sua sobrevivência em condições adversas, como calor extremo ou falta de nutrientes. A gerente de PDI e Projetos do Grupo Santa Clara detalha que com domínio das condições ideais de nutrição, temperatura e oxigenação, foi possível obter alta concentração e qualidade desses endósporos, assegurando a reprodutibilidade do processo em escala industrial.
No solo, esses endósporos apresentam um comportamento estratégico: permanecem inativos até encontrarem um ambiente favorável, momento em que germinam e se tornam células ativas com alta capacidade de atuação biológica. Esse comportamento inclui o controle natural de nematoides — pragas microscópicas que atacam raízes e comprometem a produtividade agrícola da cana-de-açúcar.
“Essa estratégia de obtenção do isolado, produção e formulação foi realizada por profissionais com dedicação exclusiva à Inflora Biociência, traduzindo todo o potencial que possuímos em desenvolver produtos que estejam alinhados às tendências do mercado de bioinsumos, reforçando o papel da biotecnologia como aliada do agronegócio sustentável”, destaca Flávia Camargo.
Bionematicida com muita munição contra os nematóides
Cordel, o novo bionematicida do Grupo Santa Clara, que chega ao mercado com o diferencial de ter um shelf-life (tempo de prateleira) de 24 meses, alta estabilidade após a aplicação no campo, e compatível com a grande maioria de produtos testados até o momento, age com eficácia e de diferentes maneiras contra os nematóides.
A solução biológica produz VOCs e Lipopepetídeos, que atuam de forma direta na praga. Os VOCs (Volatile Organic Compounds, ou Compostos Orgânicos Voláteis) são substâncias voláteis que as cepas de Bacillus podem liberar no ambiente como parte de seu metabolismo. Esses compostos podem inibir, induzir o estresse ou mesmo matar os nematóides. Já os Lipopepetídeos são compostos com ação na degradação e comprometimento da cutícula e membranas celulares dos nematóides.
O bionematicida também age por competição, produzindo um biofilme, estrutura formada pelos bacilos junto às raízes das plantas, gerando uma barreira física contra os nematóides. Ou disputando espaço e alimento com a praga, pois se reproduzem rapidamente ocupando espaços e consumindo recursos que seriam utilizados pelos nematóides.
E ainda atua na indução de resistência sistêmica das plantas, mecanismo de defesa que prepara o sistema imunológico para resistir a futuras infecções. Promove também o crescimento da planta a partir da produção de fitormônios, biodisponibilização de nutrientes e condicionamento do solo (físico e microbiológico), solubilizando fósforo e contribuindo na fixação de nitrogênio.
Outro benefício é a melhora da qualidade do solo, agindo na modificação do microbioma, já que essas bactérias promovem a diversidade microbiana do solo. Isso favorece o crescimento de microrganismos benéficos e compete com patógenos, incluindo os nematóides.
Inflora Biociência registra novos biodefensivos
A Inflora Biociência, empresa do Grupo Santa Clara criada em 2023 e que atua na produção e comercialização de tecnologias exclusivas na área de biodefensivos, iniciou a safra 2025/2026 com outros três novos registros obtidos, além do Cordel, bionematicida para cana. De acordo Hayda Doria, gerente Executiva de Assuntos Regulatórios, os registros reforçam o compromisso da empresa com a longevidade, produtividade e sustentabilidade das culturas, e atuarão no controle e manejo de mosca-branca, ácaro rajado, cigarrinha do milho, cigarrinha da raiz, broca do café e bicudo da cana de açúcar.
Hayda ainda destaca que a Inflora gerencia outros cinco projetos de biodefensivos, que aguardam o deferimento pelos órgãos competentes e podem ter seus registros concedidos dentro dos próximos meses. A empresa acompanha também o andamento detalhado de mais cinco projetos que estão em fase avançada de desenvolvimento, com previsão de lançamento até 2030.
Vale destacar que, recentemente, a Grupo Santa Clara anunciou a entrada da BNDESPAR, empresa de participações do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, como sócia da companhia. A chegada do novo parceiro apoiará a Santa Clara na implantação do seu Plano de Negócio com ênfase na pesquisa, desenvolvimento e inovação, pilares que representam o DNA do grupo, uma marca nacional que destina 8% de sua receita anual em PD&I.
Sobre o Grupo Santa Clara
Com sede em Ribeirão Preto (SP) e ampla experiência no agronegócio, o Grupo Santa Clara (www.santaclaragrupo.com.br) é uma das companhias líderes em inovação nos setores de Nutrição e Proteção Vegetal, com uma presença significativa no mercado nacional e internacional, com parcerias firmadas e em desenvolvimento em mais de 30 países. O Grupo é composto pela Santa Clara Agrociência, especializada em fertilizantes especiais e adjuvantes; Hydromol, voltada para fabricação de fertilizantes especiais em parcerias B2B; Linax, Centro de Inovação e Pesquisa; e Inflora Biociência, orientada para a produção e comercialização de tecnologias exclusivas na área de biodefensivos.
Todas estas empresas trabalham em sinergia para proporcionar soluções eficientes e sustentáveis para a agricultura moderna e contam com equipes qualificadas com profissionais das mais diversas áreas do agronegócio, incluindo agrônomos, químicos, biólogos, mestres, doutores e PhDs. Todos atuam lado a lado com o produtor rural, desenvolvendo alternativas eficazes para maximizar o potencial produtivo das lavouras.
No segundo semestre de 2025, o Grupo Santa Clara anunciou a entrada da BNDESPAR, empresa de participações do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, como novo sócio da companhia. Na operação, o BNDES realizou investimentos de R$ 114 milhões e passo a contar com 19,9% de participação societária do Grupo.
Mais Informações à imprensa:
Conceito Comunicação
Atendimento:
Rodrigo Pinto (16) 99782 0797 / rodrigo@conceitocomunic.com.br
Sérgio Nogueira (16) 99161 7976 / sergio@conceitocomunic.com.br