Uma das empresas de tecnologia mais atuantes no setor de agronegócio – atende 70% das 100 maiores empresas agrícolas do país –, a Imagem participa pela primeira vez do Congresso GATUA – Grupo das Áreas de Tecnologia das Usinas de Açúcar, Etanol e Energia, formado por profissionais de TI atuantes no setor sucroenergético.
Durante a 15ª edição do evento, que reúne especialistas para a troca de conhecimentos e o compartilhamento de experiências, a empresa levará aos participantes todo o conhecimento acerca do Sistema de Informações Geográficas mais utilizado no mundo, que ela distribui oficialmente no Brasil, o ArcGIS. O congresso acontece no dia 13 de setembro em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Além da feira de tecnologia, a Imagem participará do primeiro painel do evento, o Painel Agrícola. Durante a apresentação, Marlon Suenari, especialista em agronegócio da empresa, falará sobre como a tecnologia GIS tem ajudado companhias do setor sucroenergético a monitorar os processos com precisão e a tomar decisões cada vez mais assertivas e em tempo recorde. “A necessidade do aumento na produtividade está entre principais dores do mercado agrícola e é praticamente impossível saná-la sem uma plataforma que una todos os dados da empresa e os traduza para os usuários”, comenta.
O Painel Agrícola terá início às 8h30. Outros dois painéis - Indústria e Administração – completam a programação do congresso.
Sobre a tecnologia A tecnologia GIS tem o poder de adicionar uma camada de inteligência visual aos dados das empresas, pois os traduz em mapas. Assim, possibilita a tomada de decisões estratégicas, o controle de situações cruciais, gestão de ativos e processos, planejamentos, qualidade em atendimento, otimização de tempo, ganho de produtividade e redução de custos operacionais, além de análises preditivas e ações em tempo real. Segundo Suenari, como a tecnologia atua de maneira conectada aos ERPs (Enterprise Resource Planning), os usuários da plataforma conseguem assumir o controle das análises espaciais e compartilham repostas em diferentes formatos.
As versões mais atuais de sistemas GIS já incorporam a Análise Espacial, Big Data, Tempo Real e Machine Learning, funcionalidades que podem ajudar e muito as empresas agrícolas.