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27/08/2021
A Kepler Weber anunciou hoje (27), durante o Kepler Day, evento destinado a aproximar o mercado de capitais e os executivos da companhia, uma nova área de negócio, que tem como foco a digitalização da cadeia de pós-colheita. O objetivo da empresa é agregar maior valor à cadeia de pós-colheita, através de inovações tecnológicas habilitadas pela plataforma sync, que conecta as unidades de beneficiamento e armazenagem e gera dados em tempo real sobre o desempenho das operações nas fazendas.
"Esta área de negócio surge para ampliar os ganhos de eficiência e produtividade, transformando os dados coletados pela plataforma em um ativo para baratear custos e facilitar a vida dos produtores", explica Tadeu Vino, superintendente comercial e de marketing da Kepler Weber.
Este novo braço da empresa, líder na América Latina em soluções de pós-colheita para beneficiamento, armazenagem de grãos e movimentação de granéis em portos e terminais de transbordo, conectará toda a jornada do grão após a colheita, desde a operação e logística até financiamentos e seguros agrícolas.
"Do ponto de vista da empresa, é um novo caminho que se abre para gerar receita recorrente à Kepler Weber e faz parte da visão de futuro do negócio", explica Piero Abbondi, CEO da companhia.
Criada em 2019, a plataforma sync vem sendo objeto de atenção da companhia nos últimos anos, com investimentos recorrentes. Ela permite que o produtor monitore, em tempo real, toda movimentação das unidades de beneficiamento e armazenagem de grãos, gerando maior eficiência energética e tornando as operações mais sustentáveis e seguras.
Pelo desenho da nova área de negócio, a Kepler Weber também considera a possibilidade de oferecer ao mercado a rastreabilidade dos grãos, "o que vai agregar ainda mais valor à safra. Estamos trazendo ao mercado uma forma inovadora de olhar o segmento de pós-colheita, uma jornada construída ao longo dos nos últimos anos", diz Abbondi.
Segundo a companhia, atualmente 40 plantas espalhadas pelo Brasil estão com a tecnologia sync disponível e operando. Outras duzentas possuem os equipamentos, mas ainda não estão habilitadas. A empresa quer ampliar a base de unidades já instaladas conectadas ao pós-colheita 4.0.
Áreas de Negócios
Além de anunciar a nova área de negócios, a Kepler Weber também vai reposicionar as demais, transformando o segmento de Armazenagem em Pós-Colheita, enquanto a área de Exportação passa a se chamar Negócios Internacionais. Já Movimentação de Granéis Sólidos será denominada Portos, Terminais e Agroindústrias, ampliando sua atuação para além da logística, atendendo também a etapa de transformação de commodities em produtos de maior valor agregado. O departamento de Reposição & Serviços, que cresceu 112% nos últimos 4 anos, segue sendo a principal fonte de receitas recorrentes da companhia, agora em sinergia com a nova área de negócios focada no digital.
"Este movimento alinha as áreas de negócios ao novo momento da companhia, de visão de futuro, e também sinaliza aos investidores que a Kepler Weber está conectada à inovação e atenta às oportunidades que contribuem para o crescimento sustentável da empresa", comenta Paulo Polezi, CFO da Kepler Weber.
Fonte: Assessoria de Imprensa Kepler Weber - Agência Fato Relevante
Fonte: Assessoria de Imprensa Kepler Weber - Agência Fato Relevante