Os alimentos conhecidos como ‘plant-based’ são produtos elaborados apenas com matéria vegetal, sem utilizar nada de origem animal. Esse mercado vem sendo muito explorado no Brasil e no Mundo pelas FoodTech.
No mundo, um relatório da Meticulous Market Research calculou que o mercado de substitutos vegetais terá um crescimento anual médio de quase 12% até 2027. O mercado global de proteínas plant-based pode chegar à cifra de U$ 370 bilhões em 2035, segundo a consultoria A.T. Kearney.
No Brasil, existe uma demanda crescente por esses produtos. Uma pesquisa do The Good Food Institute (GFI) em parceria com o Ibope detectou que 39% dos flexitarianos (pessoas que diminuíram o consumo de produtos de origem animal, mas não os cortaram definitivamente) buscam substituir os produtos animais pelos vegetais pelo menos três vezes por semana.
Entre os motivos que esses consumidores levam em consideração na hora de comprar proteínas vegetais, ter uma quantidade menor de gordura é o principal, citado por 43%.