O comprometimento da Michelin com a sustentabilidade vai muito além das suas unidades fabris, produtos e serviços. A empresa anunciou recentemente seu plano estratégico Michelin em Movimento 2030 e reafirmou seu engajamento com a economia circular, sendo sustentável em todo o seu ciclo, de suas matérias-primas, passando pela produção, até chegar ao final da cadeia. Para acompanhar seus fornecedores de borracha natural, criou uma ferramenta digital que possibilita o monitoramento social, ambiental e econômico de pequenos, médios e grandes seringueiros no Brasil.
O Rubberway é um aplicativo para dispositivos móveis, que usa o GPS para cadastrar fornecedores em todo o país e gerar dados a partir de visitas presenciais com entrevistas sobre diversos temas: produção, descarte de materiais, segurança do trabalho, treinamento etc. Os questionários variam de acordo com o perfil dos produtores e possibilitam a geração de dados relevantes com diferentes níveis de pontuação relativos à sustentabilidade.
O trabalho de campo é feito por equipes especializadas da Michelin, que já mapearam cerca de 80% do volume de borracha natural adquirida pela empresa. As visitas foram suspensas durante a pandemia, mas a previsão é retomar o mapeamento ainda em 2021.
“A tecnologia é uma das nossas alavancas para acelerar é sermos cada vez mais digitais. Ela sempre esteve presente no nosso negócio, permitindo a evolução dos nossos produtos e processos em todo o mundo. O Rubberway chegou para comprovar toda nossa preocupação socioambiental com a cadeia produtiva, permitindo a checagem da procedência da borracha natural que utilizamos em nossos pneus”, explica Pedro Souza, Gerente de Compras de Suprimentos da Michelin na América do Sul.
Referência Internacional
Desde 1990, em parceria com o CIRAD (Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agrônoma para Desenvolvimento), a Michelin promove um programa de pesquisa pioneiro, visando o desenvolvimento de seringueiras resistentes ao fungo Microcyclus Uley, que representa grande ameaça aos seringais de todo o mundo. Essa parceria já permitiu a criação de variedades de seringueiras, mais produtivas e de maior resistência ao fungo.
Selo Agricultura Familiar
Os processos da Michelin em relação à borracha natural acabaram de lhe render mais uma certificação nacional. Todos os pneus produzidos em suas unidades industriais de Itatiaia e Campo Grande, no Rio de Janeiro, agora saem de fábrica com o Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF), concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A certificação reconhece produtos oriundos, ou que façam uso de insumos, da agricultura familiar. No caso da Michelin, a conquista se deu pelo fato dos pneus da empresa trazerem em sua composição borracha natural, beneficiada na Bahia e no Espírito Santo.