O atual presidente da Cosan, Nelson Gomes, vai assumir o cargo de diretor presidente da Raízen a partir de 1º de novembro.
Gomes vai substituir Ricardo Mussa, que ocupará a posição de presidente da Cosan Investimentos e de membro do conselho de administração da Raízen. A companhia divulgou a informação aos acionistas nesta segunda (21/10).
Para a presidência da Cosan, o conselho aprovou o nome de Marcelo Eduardo Martins, atual diretor de estratégia do grupo.
Carlos Moura, que ocupava o cargo de diretor financeiro e de relações com investidores da Raízen, será substituído pelo atual vice-presidente financeiro da Rumo S.A, Rafael Bergman.
A Raízen opera 35 parques de bioenergia e emprega 40 mil pessoas. Na gestão de Mussa, a empresa inaugurou uma planta de etanol de segunda geração (E2G) com capacidade de produzir 82 milhões de litros por ano.
A companhia já anunciou a construção de nove plantas E2G. Outras onze plantas estão mapeadas no plano de investimentos, totalizando 20 unidades de etanol de segunda geração, que terão capacidade de produzir 1,6 bilhão de litros por ano.
Quem é Nelson Gomes, novo CEO da Raízen
Formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e COPPEAD-UFRJ, o Nelson Gomes já foi CEO da Comgás, Cosan, Moove Lubrificantes e exerceu diversos cargos de liderança no grupo ExxonMobil.
Nelson Gomes havia assumido o comando da Cosan no fim de 2023. Ele era presidente da Compass.
Quem é Marcelo Martins, novo CEO da Cosan Formado em Administração pela FGV, com especialização em Finanças, Marcelo Martins tem mais de três décadas de experiência na área financeira. Entre outras funções, foi líder do departamento de Renda Fixa Latinoamericana do Salomon Smith Barney, em Nova Iorque, e diretor Financeiro e de Desenvolvimento de Negócios da Votorantim Cimentos.
Martins está na vice-presidência do Conselho de Administração da Cosan desde 2021 e antes já havia ocupado a posição de 2010 a 2019. Além disso, é membro do conselho do Grupo Eurofarma, Rumo, Comgás, Raízen e Moove.