Digite o que procura
20/04/2023
Líder mundial em energia limpa, a New Holland Agriculture anuncia uma parceria com as principais empresas do setor de biometano na criação de um ecossistema inovador para produção de gás, que é gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos. Composto por um biodigestor, sistema de purificação de biogás, gerador, tratores e caminhões pesados, o novo ecossistema é o primeiro do tipo no Brasil e promete revolucionar o mercado de biogás do país.
O lançamento dessa solução inédita no mercado de biometano brasileiro é resultado de uma colaboração bem-sucedida entre New Holland, Iveco Group, Sebigás Cótica e Air Liquide. A iniciativa tem como objetivo explorar as possibilidades da produção de biogás a partir de resíduos da pecuária e, ao mesmo tempo, promover a utilização de energias renováveis no país.
A propriedade selecionada para fazer parte deste projeto se localiza em Brasilândia, no Mato Grosso do Sul, e é parte do grupo SF Agropecuária. A fazenda é uma das pioneiras na utilização de dejetos de suínos no abastecimento de energia por meio de geração distribuída e conta com diversas atividades para contar com um portfólio diversificado. Entre essas atividades estão suinocultura, pecuária, agricultura e geração de energia elétrica. O suinocultor Fábio Barros, diretor da SF Agropecuária, é o idealizador de todo o trabalho.
"Estamos orgulhosos de liderar esta iniciativa para a criação de um ecossistema inovador", diz Flávio Mazetto, diretor de Marketing de Produto da New Holland Agriculture para a América Latina. "Acreditamos que essa solução é o futuro da produção de energia limpa no Brasil. Esperamos que ela inspire outras fazendas e empresas a adotarem energias renováveis e ajudem o país a alcançar suas metas de sustentabilidade", completa.
A chegada desta tecnologia permitirá o crescimento do mercado de biogás brasileiro. Com o aumento da demanda por energias renováveis, o biometano produzido pela nova solução tem potencial para se tornar uma alternativa viável ao diesel e outros combustíveis fósseis. Além disso, a produção de biometano a partir de resíduos de suínos contribui para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, tornando a solução ecologicamente correta.
O ecossistema para produção de biometano na fazenda de suínos já está em pleno funcionamento e as empresas parceiras continuam a trabalhar em melhorias e novas oportunidades de negócios. O lançamento da solução inédita no mercado de biogás brasileiro representa um grande passo para o futuro sustentável do país.
Parcerias
A Sebigas Cótica, empresa especializada no desenvolvimento de soluções de biodigestão, desde a concepção do projeto, construção, manutenção e operação de instalações de biogás, é uma das parceiras do projeto. Dentro do processo do ecossistema, a Sebigás Cótica é responsável pelas obras civis e pela instalação do biodigestor.
Já a Air Liquide é empresa líder mundial no segmento de gases industriais, tecnologia e serviços para indústria e saúde, presente em mais de 78 países, e que busca consistentemente desenvolver soluções que tenham forte compromisso com a sustentabilidade e com a estratégia voltada para a transição energética.
A partir do biogás gerado no biodigestor, a Air Liquide desenvolveu um sistema modular de baixo custo de implementação para upgrading do biogás para biometano, utilizando membranas para a
purificação do metano que possuem baixo custo operacional e longa vida útil. Além disso, a Air Liquide desenvolveu uma estação para compressão, armazenamento e reabastecimento do combustível nos tratores.
A FPT Industrial, marca do Iveco Group, é uma das líderes globais no desenvolvimento e produção de motores on-road e off-road, presente em quase 100 países e que já equipa a grande maioria dos produtos New Holland. Com a linha mais completa de motores a gás natural disponível no mercado, a FPT desenvolveu um cogerador de energia elétrica e calor especificamente para o projeto do ecossistema New Holland, utilizando como base o já conhecido motor NEF60.
Fonte: Assessoria de Imprensa New Holland - CNH