Digite o que procura
06/05/2022
Com o objetivo de tornar os processos industriais mais seguros e eficazes, a Telemecanique Sensors acaba de lançar no Brasil a linha XXW Wide Beam Ultrasonic Sensor. Na prática, trata-se de um sensor ultrassônico que vai possibilitar às fábricas, de todos os portes e segmentos, sair ganhando, evitando perda de materiais, quebra de equipamentos, além de falhas e erros que impactam diretamente a qualidade final do produto. Análogo ao sonar do morcego, o sistema funciona emitindo uma onda sonora de alta frequência. O sensor mede o tempo de retorno da onda ultrassônica refletida pelo objeto-alvo e transforma em referência de sinal elétrico analógico ou digital.
Todo processo ocorre por meio de uma detecção confiável e sem contato, com alta robustez. Contando ainda com a possibilidade de ajuste por software de configuração e parametrização utilizando um cabo opcional para comunicação computador, o novo produto é capaz de ser ajustado para atender as condições do meio como detecção de superfícies transparentes, incidência parcial de poeira e névoa. Outra novidade é a sua carcaça plástica anti-UV, apta a operar em temperaturas que variam de -40°C até +70°C.
Para Marcos Afonso, especialista em sensores e automação industrial da Reymaster, as empresas que trabalham com movimentação e transferência de carga se beneficiarão com a solução, evitando colisões e melhorando a performance dos equipamentos e condutores ao monitorar com exatidão a aproximação no momento da carga e descarga, principalmente.
O avanço desta linha de produtos se deve ao fato de que os sensores Telemecanique Sensors da série XXW são equipados com um aparato que emite o sinal ultrassônico em um feixe mais amplo possibilitando a detecção de objetos em uma área mais alargada, quando comparados aos equipamentos tradicionais.
Outra novidade é que o equipamento calcula, com extrema exatidão e utilizando largura de feixe ampliado, a distância entre os objetos, enviando um sinal analógico para informar o espaço em metros, possibilitando, assim, que o operador ou o sistema automatizado tenha informações céleres e precisas. Ele também é acoplado com um sinal digital para caracterizar a presença de um objeto em uma distância pré-definida, que é aplicável a sistemas mais simples.
No parecer do especialista em sensores Ronaldo de Sena, da Telemecanique Sensors em Santa Catarina, “a largura do feixe de detecção está muito maior, e assim cobre áreas maiores, o que é uma vantagem e tanto. Além disso, quando as condições exigem múltiplos sensores instalados próximos uns aos outros, o recurso ‘sincronização’ permite que cada equipamento tenha uma detecção confiável do objeto correspondente ao risco zero de crosstalk [interferência indesejada que um canal de transmissão causa em outro]”, informa, destacando os principais proveitos: “em primeiro lugar, está o fato de que aumentam a produtividade na indústria; e, depois, eles auxiliam na redução de custos por perda de produtos e falhas de processo e na segurança”.
As aplicações mais comuns para a linha XXW Wide Beam Ultrasonic Sensor são: sistemas de anticolisão para AGVs (Automated Guided Vehicle, em português, carros de transporte automáticos na indústria), medição de altura para carregamento automático, anticolisão em empilhadeiras e detecção de obstrução em esteiras transportadoras.
Fonte: Engenharia de Comunicação