O controle da cigarrinha-das-raízes ganhou um potente aliado no setor sucroenergético. O Octane®, inseticida microbiológico da Koppert, formulado com o fungo Isaria fumosorosea 1296, tem atuação sobre diferentes estágios do inseto — como ninfas, larvas, pupas e adultos —, oferecendo uma abordagem eficaz e sustentável no manejo da praga.
O modo de ação do produto é altamente direcionado: após a pulverização, os conídios do fungo se depositam e aderem ao tegumento do inseto. Em seguida, ocorre a germinação, etapa na qual o fungo produz enzimas capazes de degradar essa barreira protetora, permitindo sua penetração.
“Uma vez dentro do hospedeiro, o fungo continua liberando enzimas e metabólitos que comprometem o funcionamento vital do inseto, levando-o à morte de forma natural e eficaz”, explica o Gerente Comercial da Koppert Brasil, Vinicius Lopes.
O processo termina com a extrusão, fase em que o fungo coloniza o exterior do hospedeiro, produzindo uma característica camada pulverulenta de conídios, visível a olho nu em tonalidades rosadas — sinal claro da ação do produto no campo.
Além da eficácia, Octane se destaca pela alta seletividade, ausência de resíduos, e compatibilidade com práticas sustentáveis, sendo ideal para programas de manejo integrado de pragas (MIP).
“O Octane é uma solução biológica moderna, que alia eficiência no controle da cigarrinha à preservação do meio ambiente e da microbiota do solo”, conclui.