De acordo com o Índice de Preços Ticket Log (IPTL), o preço do diesel já está 18% mais caro desde o mês de maio e deve fechar 2020 a patamares próximos ao período pré-pandemia. O combustível fechou a primeira quinzena de dezembro a R$ 3,825, com o valor médio do litro maior do que o registrado no mês de março, quando foi encontrado na média de R$ 3,746.
Ainda segundo o levantamento, o diesel comum está 2,1% mais caro do que o registrado no fechamento do mês de novembro. O diesel S-10 apresentou aumento ainda maior, está quase 2,3% mais caro do que em novembro e chegou a variar quase 24%, só este ano. A média do litro do combustível nos primeiros quinze dias de novembro ficou em R$ 3,878.
No comparativo das regiões, o Norte do País segue liderando com os valores mais caros para o diesel comum e o diesel S-10, figurando com as médias de R$ 4,028 e R$ 4,097, respectivamente. A Região Sul apresentou os valores mais baixos na média dos postos em todo o País, com o diesel sendo encontrado a R$ 3,502 e o diesel S-10 a R$ 3,556, mesmo a região tendo apresentando os maiores aumentos para ambos os combustíveis, avanço de 2,8% no comparativo com novembro.
Ao comparar os estados brasileiros, o Acre mantém a liderança com os valores mais caros para os dois combustíveis, o litro do diesel foi encontrado na média de R$ 4,657 e do diesel S-10 em R$ 4,663, embora este tenha sido o estado que apresentou o maior recuo frente ao fechamento de novembro.
Os menores valores foram registrados no Paraná, R$ 3,442 o litro do diesel e R$ 3,490 o litro do diesel S-10. “O estado que apresentou maior aumento para ambos os combustíveis no período foi Roraima. O diesel chegou a ficar 4,4% mais caro na média local. Já o diesel S-10 alcançou patamares de crescimento de 5%, com relação ao mês de novembro”, pontua Douglas Pina, Head de Mercado Urbano da Edenred Brasil.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 18 mil postos credenciados da Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais 25 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
Fonte: Assessoria de Imprensa Ticket Log - RPMA Comunicação
Fonte: Assessoria de Imprensa Ticket Log - RPMA Comunicação