De acordo com o produtor rural, e agora candidato a Deputado Estadual pelo Novo, Emilio Cury explica que para haver qualquer redução no valor do etanol, tido como preocupação comum de tantos brasileiros, é preciso que uma equipe se atenha a vários detalhes da economia. Segundo ele, a conta é bem complexa e envolve vários fatores:
- “O primeiro passo é criar mecanismos para a diminuição no preço da gasolina, que é referência de cálculo para precificar o etanol”, explicou.
Emilio, que produz cana de açúcar no interior paulista, explica que a alta nos preços incide em uma cadeia econômica onde todos perdem.
- “Se o combustível aumenta, o frete, produtos e passagens de ônibus sobem também. É um desgaste muito grande. Algo deve ser feito”, pontuou.
De acordo com ele, além do preço da gasolina, há outros fatores que devem ser levados em conta:
- “É preciso que haja diminuição dos valores dos insumos, do óleo diesel utilizado na colheita e do fertilizante usado para o crescimento da cana. É uma equação bem complexa, onde especialistas devem se empenhar em resolver. Eu, como administrador, produtor e especialista na questão canavieira, me coloco à disposição dos novos políticos para tratar do tema”, finalizou.