Buscando maior eficiência na manutenção de máquinas e equipamentos, a Raízen está ampliando sua parceria com o laboratório ALS para a análise preditiva da qualidade dos lubrificantes utilizados nas operações agrícola e industrial. Para atender a alta demanda da Raízen de forma mais rápida, a ALS acaba de construir um novo laboratório na cidade de Ribeirão Preto (SP), com capacidade para analisar mais de 400 mil amostras de óleo por ano, sendo que boa parte desse volume deverá ser da companhia de bioenergia.
Empresa integrada de energia, a Raízen e é pioneira na adoção de diversas plataformas e iniciativas que resultam em melhor produtividade e rentabilidade, sendo referência de melhores práticas do setor. A companhia investe em análises preditivas para monitoramento dos óleos lubrificantes utilizados em máquinas e equipamentos, resultando em melhor performance no campo e na indústria.
Estudos permanentes e detalhados ajudam a reduzir custos e evitam paralisações e atrasos na produção. Os níveis de desgaste de componentes, por exemplo, muitas vezes são identificados pela presença de micropartículas no óleo, assim como a contaminação por água, combustíveis ou outros produtos que também podem ser constatados em análises. Esse monitoramento pode orientar ações pontuais de manutenção antecipada, prevenindo falhas futuras.
“A Manutenção Automotiva da Raízen investe muito no Sistema de Gestão da Manutenção, uma das ferramentas utilizadas deste sistema é Plano Diretor da Manutenção (PDM). A análise de óleo é uma das técnicas preditivas que usamos para monitorar os componentes do trem de força dos nossos equipamentos, buscando sempre uma melhor performance com um menor custo. A parceria com a ALS neste projeto traz a agilidade necessária para atingirmos nossas metas de desempenho dos equipamentos”, afirma Divaldo Pessoa, gerente de Manutenção Automotiva da Raízen.
Com inauguração prevista para o fim de novembro, o novo laboratório irá gerar mais de 100 empregos diretos na região, avaliando todo tipo de lubrificante, diesel, graxas, e outras variedades de produtos 24 horas, atendendo, principalmente, as amostras de equipamentos e maquinários de toda a Raizen.
“Mais uma nova etapa começa para nosso crescimento e formas de suportar nossos clientes em decisões assertivas. Nosso momento de expansão não é somente de cobertura territorial e sim de integração 100% com o cliente em software de manutenção e APP, ambos com inteligência artificial no maior banco de dados de resultados global de amostras de óleo”, ressalta Luis Milani, diretor de desenvolvimento e negócios LATAM da ALS.
Fonte: Assessoria de Imprensa Raízen - Loures Comunicação
Fonte: Assessoria de Imprensa Raízen - Loures Comunicação