Um dos destaques da Defesa Agropecuária durante a 27º edição da Agrishow, que acontece até sexta-feira (29), é a saúde das abelhas. Médicos-veterinários estão à disposição do público para apresentarem e esclarecerem dúvidas a respeito da Resolução da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) nº 41/2019 que estabelece o Programa Estadual de Sanidade das Abelhas (PESAB).
Na estação, produtores podem se informar sobre os objetivos do programa que incluem o mapeamento da apicultura e meliponicultura no estado de São Paulo e medidas sanitárias para prevenção, controle e erradicação de doenças e pragas das colmeias. Além disso, estão expostos amostras da Varroa (ácaro ectoparasita que afeta as colmeias) e também do pequeno Besouro das Colmeias, inseto que pode se alimentar das crias das abelhas.
Além disso, boas práticas para manter o controle e a prevenção das colônias também podem ser obtidas no stand. “Algumas dicas são a raspagem periódica do acúmulo de própolis e cera das colmeias e a extração do mel após amadurecimento o mais rápido possível”, comenta Renata Taveira, veterinária responsável pelo PESAB.
“Além de reforçarmos o trabalho conjunto da Defesa com institutos parceiros, caso do Instituto Biológico responsável pela análise de resíduos de agrotóxicos quando há suspeita de mortalidade por intoxicação e pelo diagnóstico de doenças e pragas, a estação na Agrishow é uma oportunidade para que produtores conheçam mais sobre ambos os universos”, completa a veterinária.
Produção de mel no Brasil
Dados de 2020 fornecidos pela Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL) indicam que o Brasil produziu 51.577 toneladas de mel, a maior quantidade dos últimos 5 anos. Desse total, 88,7% foram destinados à exportação, sendo os EUA os maiores importadores (75%). Naquele ano, o Brasil foi o sexto país que mais exportou mel, representando US$ 98.595,00 de receita.
O estado de São Paulo destaca-se como o maior produtor da região sudeste (8,7% da produção brasileira), porém é o quinto estado que mais produz mel no país (4.489 toneladas), segundo dados de 2020 (ABEMEL).