Digite o que procura
25/10/2022
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado foi sede do Primeiro Fórum de Produtos Artesanais do Agro SP e Arranjos Produtivos Locais. Com a presença do Secretário Francisco Matturro e do Secretário de Turismo e Viagens do Estado Vinicius Lummertz, produtores de todo o Estado debateram e trocaram experiências, a partir da sanção da Lei 17.453, que regulamenta a produção dos artesanais do Agro em São Paulo.
Na abertura foi apresentado um vídeo, mostrando o trabalho realizado para regulamentar a produção e comercialização dos artesanais do Agro do Estado. A apresentação também destacou os investimentos e eventos promovidos para o setor, com produtos de excelência.
Francisco Matturro saudou os presentes e falou sobre a Lei dos Artesanais do Agro. Recordou que a legislação se originou na Secretaria e contou com o trabalho na Assembleia Legislativa do deputado estadual, e na época Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges -- também presente ao Fórum --, até ser sancionada pelo então Governador João Doria.
O Secretário finalizou demostrando apreço pelos artesanais do Agro, destacando a evolução deste segmento, e ressaltando a importância do setor para a geração de renda e empregos.
Vinícius Lummertz enalteceu os esforços que permitiram a legislação que regulamenta este trabalho. O Secretário destacou a importância socioeconômica que os artesanais do Agro têm para alavancar também o turismo, citando como exemplo as rotas gastronômicas.
O deputado estadual Itamar Borges demonstrou satisfação pelo evento. O deputado antecipou a disponibilidade para o prosseguimento no trabalho deste segmento com ações e um cronograma para atrair investimentos.
Lei dos Artesanais - Lei nº 17.453, de 18 de novembro de 2021, dispõe sobre a manipulação e o beneficiamento de produtos de origem animal, sob a forma artesanal, bem como sobre sua inspeção e fiscalização sanitária no Estado de São Paulo.
APLs - Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.
Também estiveram presentes Ian Balat, cônsul adjunto da França, Adriano Quercia, Secretário Executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado, Orlando Melo de Castro, Subsecretário de Agricultura e Abastecimento, Ricardo Lorenzini, Chefe de Gabinete, Alberto Amorim, coordenador da Assessoria Técnica, José Carlos Faria Junior, coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas, Sérgio Tutui, coordenador da APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Celso Matsuda, subsecretário de Abastecimento e Segurança Alimentar, Adriana Verdi, pesquisadora da APTA, além de produtores e representantes de diversos segmentos artesanais do Estado.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo