Digite o que procura
Foto: Divulgação
11/05/2022
Francisco Matturro, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, discursou nesta terça-feira (10/05) na cerimônia de abertura da FEIBANANA 2022, em Pariquera-Açu (SP). Representando o governador do Estado Rodrigo Garcia, o secretário destacou os trabalhos da Pasta na bananicultura.
Francisco Matturro citou como exemplo as pesquisas desenvolvidas pela APTA de Pariquera-Açu que mostram que é possível dobrar, e até triplicar, a produtividade dos bananais ao utilizar técnicas corretas de manejo da cultura. Os estudos da APTA Regional contam com participação de oito empresas do setor e mostram que algumas áreas alcançaram produtividade de 65 toneladas por hectare, enquanto a média no Vale do Ribeira é de 22 toneladas por hectare.
O secretário falou da importância da banana não só como alimento, mas pelo papel social que exerce "na geração de emprego e renda". O secretário recordou que é um dos principais produtos de exportação de vários países, inclusive no Brasil, citando que o Estado de São Paulo é o maior produtor nacional.
SAA na FEIBANANA
Francisco Matturro ainda lembrou que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) seguirá no evento com pesquisadores, técnicos e extensionistas para orientar produtores. A Pasta conta com um estande para apresentação de suas ações de pesquisa, extensão e defesa agropecuária na área de bananicultura.
Além dos trabalhos da APTA de Pariquera-Açu, o local conta com a presença do Instituto Agronômico (IAC) por meio de dois projetos de pesquisa via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na área de manejo do solo na cultura da bananicultura. Esses trabalhos envolvem o IAC, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), a APTA Regional e o Ciat-Bioversity, da Colômbia. O grupo de trabalho desenvolve as pesquisas buscando o controle do Mal-do-Panamá na bananeira. O projeto também conta com a colaboração dos produtores da região do Vale do Ribeira.
Outras ações
Durante a FEIBANANA, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) faz a orientação dos produtores sobre fitossanidade na bananicultura. Técnicos da CDA estarão durante todo o evento para conceder informações para os produtores. Uma van da Defesa está no evento. Técnicos extensionistas da CATI também dão orientação aos produtores.
Organização
Francisco Matturro ainda visitou estandes e os equipamentos da SAA na feira, considerada a maior sobre bananicultura do Brasil. A FEIBANANA se estende até quinta-feira (12/05), no Centro de Eventos de Pariquera-Açu. Em sua 10ª edição, reúne empresas para exposição dos principais componentes da cadeia produtiva da banana, que vai além dos insumos agrícolas, incluindo agrodefensivos, produtos tecnológicos, veículos e maquinários. O evento é organizado pela Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (ABAVAR).
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo