Um projeto de investimentos de R$ 1,3 bilhão anunciado em Sumaré (SP) pela Rumo Logística, empresa do Grupo Raízen, ilustra o forte empenho do setor sucroenergético para diversificar alternativas logísticas e ganhar eficiência, reduzindo custos e promovendo ganhos ambientais. A avaliação foi feita pelo presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Marcos Jank, após participar da apresentação do projeto na manhã de terça-feira (28), em evento que teve a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
A iniciativa engloba investimentos em locomotivas e vagões de alto desempenho, melhorias no terminal de embarque de açúcar da empresa em Santos e terminais intermodais em Sumaré, Itirapina e outras cidades. Todos os passos fazem parte de um plano que prioriza ferrovias e altera o modal de transporte de açúcar da região Centro-Sul paulista para o Porto de Santos, de rodoviário para ferroviário.
"O projeto exemplifica o esforço do setor sucroenergético brasileiro, que hoje é um dos que mais investe na diversificação de alternativas intermodais para aprimorar sua logística. Hoje, usamos cada vez mais trens no transporte de açúcar e em breve teremos quase 1.000 quilômetros de dutos e barcaças transportando etanol," afirmou Jank, destacando que este ano o setor já transporta metade de todo o açúcar que produz por trem.
A migração do transporte de açúcar para trens vai resultar em forte redução no número de viagens de caminhões nas rodovias paulistas, diminuindo as emissões de gases causadores de efeito estufa e colaborando com a conservação das estradas do estado. Segundo o presidente da Rumo Logística, Julio Fontana, o início das obras do Terminal de Itirapina, integrado a todas as ações da Rumo já em curso, "mostram nosso compromisso tanto com a eficiência logística como com a melhoria das condições de vida da população. A reversão de modais vai retirar até 30 mil caminhões das estradas por mês."Peça importante do projeto, o terminal de Sumaré, onde ocorreu o lançamento, tem 300 mil toneladas de capacidade em armazéns, 107 mil toneladas em silos e 300 mil metros quadrados de área para contêineres.
O projeto como um todo inclui ainda um terminal em Barretos, operado em parceria com a Copercitrus.Além de aquecer sensivelmente a economia do município de Itirapina e dos outros locais nas quais a Rumo está inserida, as iniciativas da companhia estão alinhadas com a Política Estadual de Mudanças Climáticas de São Paulo, que prevê a redução de 20% das emissões de gás carbônico no estado até 2020.
"Juntos, trabalharemos para que o Estado de São Paulo tenha cada vez mais soluções logísticas de alto valor agregado, operando de maneira sustentável, eficiente e rentável", acrescentou o presidente da Raízen, Marcos Lutz.