Existem dificuldades com a medição de nível em tanques pressurizados (pressão positiva ou negativa), principalmente para manter a linha de impulso responsável pela coluna de referência estável.
Solução com 1 transmissor de pressão diferencial (figura 01), com faixa entre 5000 e 6000 mmH2O.
Montado com simetria de selos, 02 flanges, comprimentos de capilar idênticos (máximo de 3 ou 4 metros). A simetria consiste numa configuração mecânica em que os dois lados do transmissor diferencial são acoplados a selos remotos. A ausência de eletrônica nos selos mecânicos contribui para a estabilidade da medição e a preservação da vida útil do equipamento.
Importante
O selo de alta pressão deverá ser montado onde originariamente se montavam o transmissor de nível, na parte inferior do vaso, debaixo da calandra (figura 02).
O Selo de baixa pressão será montado na parte superior do vaso.
Utilizaremos 1 célula eletrônica diferencial e 1 transmissor diferencial.
O transmissor poderá ser montado no nível intermediário do vaso (figura 03), na visão dos operadores, facilitando uma leitura local do nível além de facilitar o trabalho do instrumentista.
Vantagens do selo simétrico
O desvio de medição com temperatura ambiente afetando os capilares chega a ser muito pequena se comparada com a somatória de erros em dois sensores de maior faixa de pressão.
Sendo 1 transmissor diferencial, a calibração é feita normalmente como sendo um transmissor diferencial.