Um ciclone extratropical deve se formar na região sul do país a partir desta quarta-feira (23). O fenômeno, que ocorrerá entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, pode causar fortes ventos na região, com rajadas superiores a 100 km/h, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Além do vento, é possível que ocorram fortes pancadas de chuva na região, causadas por áreas de instabilidade associadas ao calor e à umidade do ciclone. Segundo o comunicado do instituto, são esperadas chuvas no oeste do Paraná e no centro-oeste do Planalto Sul de Santa Catarina. No Sudeste, os efeitos do ciclone devem ser sentidos a partir da tarde de quinta-feira (24).
“As áreas mais atingidas pelos volumes de chuva e rajadas de vento serão as regiões brasileiras próximas do Uruguai, norte da Argentina e Paraguai. Nas demais regiões, incluindo a capital gaúcha, também haverá ventania, mas com chuvas mais fracas em comparação às demais áreas do Estado gaúcho”, informa o Inmet.
A expectativa é que o ciclone esteja em alto-mar na sexta-feira (25) e que o tempo seco volte a predominar no Sul do país, com a presença do sol. A previsão, no entanto, não se aplica ao norte do Paraná, que ainda deve apresentar instabilidades.