16,5 bilhões por ano. Essa é a estimativa que a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo (Esalq/SP) traz de movimentação anual da equinocultura. Ainda segundo a instituição, a atividade de criação de cavalos vem gerando uma média de 3,2 milhões de empregos, o que coloca o Brasil na posição de terceiro no ranking mundial na criação de cavalos. Mas esse setor não está restrito à compra, venda e criação de animais. A nutrição de cavalos, por exemplo, cada vez mais vem ganhando espaço no mercado. É o que mostra um levantamento realizado pela Organnact, empresa que pesquisa e desenvolve suplementação animal, que percebeu que nos dois últimos anos as vendas de suplementos para cavalos tiveram um crescimento de 40,6%.
Mas, afinal, o que é suplementação para cavalos e qual a importância dela? A veterinária Regina Lima, que trabalha com equinos há quase duas décadas e coordena a equipe de promotores da Organnact explica que a suplementação para esses animais compreende o uso de vitaminas, minerais, aminoácidos, probióticos, prebióticos e diversos outros que auxiliam na manutenção da saúde dos cavalos, independentemente se o cavalo é utilizado para passeios, exposições, esportes, ou qualquer outra área. “O ideal é suplementar de maneira personalizada. Hoje, é possível garantir uma melhor performance para cavalos atletas, por exemplo, de acordo com o que ele necessita. Sempre recomendamos que médicos veterinários façam o acompanhamento desses animais para que seja possível introduzir a suplementação mais adequada. Isso pode ajudar muito na saúde do animal”, conta a médica.
Entre os principais benefícios desta prática estão a correção de deficiências nutricionais e a possibilidade de potencializar o crescimento, a performance e vários outros objetivos de cada uma das fases da vida do animal. “Por exemplo, o uso de pro e prebióticos ajudam a organizar e manter a microbiota intestinal equilibrada, fazendo com que a absorção dos nutrientes da dieta sejam melhor absorvidas, além de evitar que o cavalo tenha cólicas, laminites, diarreias e outras doenças”, conta Regina.
Hoje é possível encontra a suplementação em forma líquida e em pasta, que deve ser aplicada diretamente na boca do animal para evitar desperdícios, mas também é possível encontrar suplementação em formato de pó, que pode ser administrado junto à ração. “É importante manter o hábito da suplementação. Isso traz retornos muito positivos para a saúde animal. Hoje existem linhas, por exemplo, que estimulam o desenvolvimento e a manutenção da massa muscular em cavalos atletas capazes de elevar a performance muscular desse animal, assim como existe suplementação adequada para animais de mais idade, que precisam de mais cuidados”, finaliza a veterinária.