A Essity, líder mundial em higiene e saúde, tem investido em inovações sustentáveis para melhorar seu processo produtivo sem impactar em mais emissões nocivas ao meio ambiente.
A exemplo dessas inovações, recentemente, a companhia apresentou uma nova versão de seus produtos de higiene, aplicada na produção dos lenços descartáveis, papel higiênico ou guardanapos, feitos a partir da palha de trigo. Desta forma, a empresa é a primeira companhia do setor a utilizar essas sobras agrícolas em escala industrial.
Ao usar palha em vez de fibras virgens ou recuperadas da indústria da madeira como matéria-prima, o processo também requer menos água e energia. De acordo com a empresa, esse novo tipo de papel tissue é tão liso, brilhante e resistente quanto o tradicional. “Esse modelo de inovação é o caminho a seguir para aumentar a circularidade e reduzir emissão de poluentes. Usar a palha como uma nova matéria-prima na celulose nos torna menos dependentes de fibra de madeira e fibra reciclada, além de permitir que nossos consumidores façam escolhas mais ecológicas”, afirma Victor Hernández Albíter, Vice-Presidente de Marketing e Vendas da Essity no Brasil.
A palha usada como matéria-prima é obtida na região de Mannheim, na Alemanha, onde a Essity possui a maior fábrica de tissue em toda a Europa, com uma capacidade produtiva anual de 283.000 toneladas deste material. Anualmente, a empresa fornecerá 70 mil toneladas de palha de trigo, que serão convertidas em cerca de 35 mil toneladas de celulose.
No Brasil há 10 anos, a Essity conta com uma fábrica na cidade de Jarinú, no interior de São Paulo. Com uma planta híbrida, fabrica produtos para higiene pessoal e profissional, e desenvolve uma série de ações de impacto ambiental e social. Entre as principais, estão a redução de 14% no consumo de papel a partir da diminuição da largura de suas toalhas interfolhadas Tork Slim, com impacto zero na distribuição do produto, estímulo à reciclagem de plástico, além de parcerias que envolvem a doação de parte das vendas de produtos TENA com o objetivo de arrecadar fundos para o plantio de mais de 1.500 árvores e distribuição de sementes para plantio residencial aos consumidores.
Fonte: Assessoria de imprensa Essity Brasil - agênciamam